• Aluguel de carros cai no gosto popular e se torna alternativa para economizar na hora de trocar de automóvel

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  • Contratos podem ser mensais e anuais, e consumidor não tem gastos com impostos, seguro e revisões periódicas 

    28/07/2022 08:30
    Por João Vitor Brum

    A mudança de preço de carros novos e usados está em constante variação no Brasil, com valores cada vez mais altos. Em 2010, o carro popular mais barato do país custava cerca de R$ 21,5 mil, e, neste ano, os consumidores não encontraram um veículo novo popular por menos de R$ 60 mil. Para contornar os constantes aumentos, a saída para muitos motoristas têm sido duas novas modalidades: o aluguel ou a assinatura de veículos, ofertadas por montadoras e locadoras. Os valores pagos pelo consumidor já incluem impostos, seguro e revisões do veículo.

    As assinaturas têm se tornado cada vez mais populares, à medida que mais montadoras e locadoras passam a ofertar o serviço, dando mais opções ao consumidor. Podem ser veículos básicos até carros de luxo, que, se comprados, custam centenas de milhares de reais.

    Os contratos são definidos a partir de prazos e há uma franquia de quilometragem máxima mensal. Os prazos mais comuns variam de um ano até quatro anos, mas cada empresa determina as diretrizes dos contratos e as opções de prazos para cada veículo. O mais usual é que carros do segmento de luxo tenham prazos mínimos maiores.

    Entre as opções, estão veículos elétricos e híbridos, ainda pouco populares no país, o que pode mudar a partir das assinaturas, já que o consumidor pode sentir mais confiança em saber que os gastos com manutenção e seguro serão arcados pela empresa contratada.

    Assinatura têm se tornado a opção mais econômica 

    O Cláudio Barreto resolveu aderir à assinatura no início deste ano, quando decidiu trocar de veículo após cinco anos com o mesmo carro. Ele conta que, na hora de colocar as contas no papel, percebeu que custaria mais caro comprar um carro novo.

    “Considerando o valor que eu ganharia vendendo meu carro anterior e daria de entrada, as parcelas de um novo financiamento e os custos com IPVA, seguro e revisões, percebi que eu gastaria muito mais comprando um veículo novo. Por isso, vendi meu carro, apliquei parte do dinheiro e agora pago a assinatura”, explicou Cláudio, garantindo que não deve voltar a comprar um veículo após aderir à assinatura.

    “No fim do contrato, de dois anos, vou ter um valor maior do que teria se vendesse o carro, considerando a desvalorização, além de possíveis mudanças na economia. E isso porque fiz um investimento de baixo risco. Sem dúvidas, foi a melhor escolha, não pretendo mudar mais de modalidade. Carro, agora, só por assinatura”, concluiu Cláudio.

    Locadora tem 45 opções de carros para assinatura

    A Movida, que tradicionalmente atuava apenas na locação temporária de veículos, criou um serviço de assinatura em 2021, o Movida 0KM, que hoje conta com 45 opções de carros por assinatura, com valores que começam em R$ 1.619 em um veículo popular e chegam a R$ 14.369,70 para um carro de alto luxo e elétrico. 

    “Identificamos esse desejo e necessidade do cliente e criamos um serviço que vai ao encontro dessas demandas. Hoje, as pessoas querem aliar mobilidade à conveniência, e um carro por assinatura vem ao encontro desses anseios”, destacou Rafael Peon, diretor executivo do Movida ZeroKM.

    A Movida oferece planos de assinatura que vão de 12 a 48 meses, com limites de quilometragem entre 1.000 e 3.000 quilômetros por mês. Dependendo do plano escolhido, o consumidor pode ter um carro novo a cada um, dois, três ou quatro anos. No fim do contrato, há as opções de estender a assinatura ou renovar e pegar um outro carro zero quilômetro.

    No aluguel por assinatura estão incluídos taxas e impostos pagos anualmente, como IPVA e Seguro Obrigatório (DPVAT), revisões preventivas, dentre outras coisas, e o cliente também não precisa se preocupar com a depreciação do bem ou em anunciar e vender o carro na hora de trocar de veículo.

    O cliente também conta com proteção básica contra roubo, furto, incêndio e colisão e assistência 24h com cobertura em todo território nacional. É possível também estender as proteções no momento da cotação. Em alguns locais, é ofertada a entrega em domicílio do carro escolhido. 

    “É importante ressaltar que nós cuidamos de toda a parte burocrática. Costumamos dizer que o consumidor só se preocupa em abastecer o carro e escolher o melhor caminho até o seu destino”, completou Peon.

    Montadoras criam plataformas exclusivas para impulsionar assinaturas

    Na Volkswagen, uma das principais montadoras do país, há opções de assinatura a partir de R$ 1.619 mensais para um veículo popular, com motor 1.0, chegando a R$ 4.645 mensais para um carro de luxo. Respectivamente, veículos iguais custariam R$ 87.330 e R$ 177.460 para compra, além das taxas de IPVA, seguro e revisões periódicas – obrigatórias para que o veículo não perca a garantia de fábrica. 

    Entre as opções, estão previstos contratos entre 1 mil e 2,5 mil km rodados mensalmente. Há inclusão de serviços como documentação, proteção, manutenção preventiva, assistência 24 horas, gestão de multas e rastreador na assinatura.

    Já a Fiat, marca que mais vende no país, um novo serviço, chamado Flua, foi criado para assinatura de veículos, com opções iniciando em R$ 1.639 para um modelo popular, com cor predefinida, chegando a R$ 7.049 para um modelo totalmente elétrico. Há também picapes com valores entre R$ 3 mil e R$ 4.400 mensais, utilitários comerciais e outros modelos.

    O Flua também inclui veículos da Jeep, marca que faz parte do mesmo grupo da Fiat, a Stellantis. A assinatura dos utilitários da marca variam de R$ 3.348 a R$ 6.649. Outras marcas da Stellantis, como Citroen e Peugeot, ainda não estão disponíveis na plataforma.

    Já na Renault, outra marca que já oferece o serviço, foi incluído praticamente todo o catálogo disponível no país, inclusive com veículos voltados para o uso comercial, como vans e furgões. Há assinaturas a partir de R$ 1.469, chegando a R$ 6.749 para um modelo movido apenas a energia elétrica. Além disso, o aluguel de um utilitário esportivo varia de R$ 2,2 mil e R$ 3 mil mensais.

    No caso da montadora francesa, o veículo pode ser locado por 12, 18, 24, 36 ou 48 meses, com quilometragem mensal variando de 1 mil km a 2 mil km. Caso alguma das mensalidades seja adiantada como pagamento de entrada, os descontos podem chegar a até R$ 52 mil no total da assinatura, dependendo do veículo e do tempo de contrato.

    Na Ford, há opções de caminhonetes e utilitários esportivos, entre R$ 4.850 e R$ 7.800, todos para veículos que custam mais de R$ 200 mil nas lojas. No caso da montadora americana, as assinaturas podem ser uma boa maneira de convencer o cliente a se manter na marca mesmo com o fim de parte das operações no Brasil, já que o consumidor não é impactado pela desvalorização dos veículos quando os assina.

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