Alto consumo de drogas atrai traficantes de facções do Rio de Janeiro para Petrópolis
O alto índice de consumo de drogas em Petrópolis, pode ser um dos principais motivos para a vinda de traficantes do Rio de Janeiro para a cidade. A informação é do tenente-coronel, comandante do 26° Batalhão da Polícia Militar, Eduardo Vaz Castelano, que afirmou ainda, haver uma espécie de indicação aos criminosos de municípios vizinhos, como o RJ, por parte dos bandidos presos aqui no município, sobre o “mercado promissor” na venda de entorpecentes na Cidade Imperial. Este fato aliado a topografia do bairro Independência, que atrapalha as patrulhas policiais e facilita a fuga dos criminosos, fez com que a região se tornasse atrativa paras integrantes de facções de fora.
Esta é a situação dos moradores do bairro atualmente, que têm convivido com a disputa das facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro do Rio de Janeiro (TCP), que há dois meses “brigam” pelo “domínio” dos pontos de venda de drogas na região. Na última segunda-feira, um dos gerentes do tráfico foi preso pela polícia militar, na localidade conhecida como Cantão. De acordo com a PM, o acusado pertence ao (TCP), e veio da comunidade do Acarí, no RJ, onde trabalhava como segurança da “boca” para gerenciar o bairro Independência. A medida teria sido tomada, após o suspeito ter tido contato com traficantes de Petrópolis, que estão presos e indicaram a cidade como um ótimo ponto de venda de entorpecentes.
“Esse “gerente” detido pela PM estava em Petrópolis há cerca de seis meses, mas havia iniciado sua atuação no tráfico há dois. Contra ele havia um mandado de prisão de Valença em aberto, por extorsão, acredito que tenha sido uma tentativa de sequestro relâmpago, e tenha virado extorsão. A realidade de petrópolis hoje, é que criminosos do RJ têm se interessado pela cidade, justamente devido ao grande mercado de vanda de drogas, pois a cidade possui uma quantidade expressiva de usuários de drogas. Outro ponto que os atraiu, é que esses usuários petropolitanos pagam de duas à três vezes mais, pelos entorpecentes se comparado as cidades vizinhas, aumentando a lucratividade desses bandidos. E, são justamente os traficantes da cidade que estão presos, que passam essas informações para os traficantes do Rio de Janeiro”, alertou o comandante.
Para complicar ainda mais a atuação da polícia, a topografia do bairro Independência, escolhido na maior parte das vezes por esses criminosos do RJ, facilita as fugas e dificulta os patrulhamentos da PM. “É um local que possui relevo, e pontos estratégicos de observação utilizados pelos traficantes de drogas que dificultam o acesso da polícia até eles. Existem ainda as trilhas no alto do morro utilizadas para as fugas dos marginais. Uma delas, liga a BR-040 na altura do bairro Duques, à comunidade do Independência, o que também os beneficia”, disse.