Alterações no tráfego da BR-040 começam a valer
A duplicação da rodovia, entre o km 81 e o km 78, começou a valer na manhã desta sexta-feira (17), como informou a Concer. O desvio no tráfego foi anunciado para ontem, porém o atraso na obra de construção de uma alça emergencial, logo após o túnel do Quitandinha, que permitirá que os motoristas sigam para o Rio de Janeiro através de um desvio para desafogar o tráfego no Duarte da Silveira, impediu a duplicação da rodovia.
A pista sentido Juiz de Fora, na subida da Serra de Petrópolis, opera em mão dupla, entre o km 81 (logo após o Túnel do Quitandinha) e o km 78. Esse trecho de 3 quilômetros está sinalizado, permitindo o fluxo de tráfego com segurança em ambos os sentidos.
Para quem trafega no sentido Rio de Janeiro, o acesso ao trecho de mão dupla se dá na altura do km 80/RJ. O tráfego segue por mão dupla até o retorno existente pouco antes do Túnel do Quitandinha. O acesso e a saída desse trecho passaram pelas adequações de geometria necessárias. O trecho opera com velocidade limitada a 50km/h e ultrapassagens são proibidas.
A operação da mão dupla elimina os desvios adotados desde o último dia 7 pela BR-393 (para carretas) e por vias municipais de Petrópolis (para automóveis e veículos leves de carga). O trecho também permite a circulação dos ônibus municipais que atendem a comunidade do Contorno.
A Concer pede para que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pelo trecho e que os moradores do Contorno e imediações estejam atentos ao trecho de mão dupla ao transitarem pela pista.