• Alta temporada atrai visitantes e rede hoteleira registra grande procura no fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/07/2021 19:36
    Por Luana Motta

    O frio da Serra e a programação germânica de bares e restaurantes atraíram turistas e visitantes para Petrópolis no último fim de semana. Mesmo com o atendimento restrito à metade da capacidade, a rede hoteleira e estabelecimentos registraram aumento na procura. O presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, Germano Valente, afirma que o setor está otimista com a retomada do setor turístico para o segundo semestre.

    Dados do Petrópolis Convention e Visitors Bureau (PCVB) apontam uma taxa de ocupação de aproximadamente 100% no período da Bauernfest, nos meios de hospedagens associados. Atualmente, a rede hoteleira trabalha com 50% de sua capacidade, conforme estabelecido em decretos municipais em função da pandemia.

    A Tribuna entrou em contato com algumas pousadas e hotéis que confirmaram a procura. A Pousada Imperial Koeler, no Centro, registrou 100% da ocupação permitida no último sábado. Em Itaipava, o Hotel Capim Limão também registrou procura por causa da alta temporada do Inverno.

    Nos últimos dez dias, a cidade ganhou as cores da bandeira alemã. Mais de 70 estabelecimentos entre bares, restaurantes e afins, acrescentaram na programação comidas típicas da culinária germânica. O que agradou visitantes e petropolitanos que apreciam a festa do colono alemão. A 32ª Bauernfest ofereceu uma programação online transmitida pelas redes sociais.

    Além disso, os meses de inverno são considerados a alta temporada para o turismo na Região Serrana. Em busca do clima frio, muita gente aproveita para passear e aproveitar a gastronomia local. “Sabemos que o turismo movimenta toda a economia na cidade. Ficamos otimistas em observar essa recuperação de uma área que foi tão afetada pela pandemia no ano passado. E daqui para frente esperamos ainda muitas notícias boas, a geração de novos postos de emprego é uma delas”, diz Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis.

    Segundo Valente, fatores como o avanço da vacinação e a queda no número de óbitos e internações em Petrópolis trazem uma perspectiva mais positiva para o segundo semestre. “É sempre importante frisar que o turista que vem para passar o fim de semana, por exemplo, movimenta a economia de uma maneira geral. Precisamos disso para fechar o ano com uma perspectiva melhor e para entrarmos em 2022 com projeções ainda mais otimistas para o crescimento do turismo”, conclui.

    Últimas