Alpargatas: confortáveis e estilosas, prometem ser o ponto alto do verão
Elas são confortáveis, cheias de estilo e estão super em alta. Basta observar que as alpargatas, modelo de sapato, que pode ser de pano ou lona e com o solado de borracha ou corda, já estão ocupando boa parte do espaço das vitrines das lojas. Um diferencial que as fortalece no mundo fashion é que podem ser usadas por todas as faixas etárias. Coloridas ou básicas, com detalhes ou não, elas prometem ser a sensação da primavera-verão. As marcas mais badaladas do mundo da moda, não ficaram de fora dessa tendência, que já conquistou o gosto das mulheres, e já apresentam as novidades nas lojas físicas e redes sociais.
Em alta desde 2010, as alpargatas estão aparecendo desta vez, repaginadas, conforme explicou a empresária Rosângela Grijó. A novidade é que o solado está mais alto, segundo a tendência das flatforms – calçado com a plataforma reta – que já se espalhou mundo a fora e está chegando de maneira tímida em Petrópolis. Segundo Rosângela, as alpargatas despertam a atenção e desejo de diferentes gerações, justamente porque são sinônimo de conforto, mas também de estilo. E combinam com diversas peças, desde vestidos mais soltinhos, até calças ou shorts jeans.
A empresária disse ainda que o sucesso que elas têm feito, se dá também ao fato de as blogueiras estarem sempre aparecendo nas redes sociais usando alpargatas, o que inspira e desperta o desejo das mulheres. Sejam as básicas ou as estampadas, ela disse que os calçados “são a cara do verão”.
Já a fashionista Renata Vieira da Motta, contou que as alpargatas combinam bem com as famosas mullets, ou seja, aquelas peças que são mais compridas atrás e imitam um vestido, mas que são curtas na frente, como uma blusa. Basta um short jeans para criar um look moderno e estiloso. Além disso, ela conta que é simples montar uma combinação rock and roll, com as alpargatas. Para isso, é preciso investir nas cores mais escuras. “A moda hoje, está bem alternativa e despojada”, comentou, acrescentando também que, atualmente, o cliente busca adquirir roupas que possam ser usadas em diversas ocasiões.
Segundo a especialista do setor de calçados, bolsas e acessórios da Firjan, Eliana Rossi Andrello as alpargatas vem se fortalecendo há algumas estações e demonstram, principalmente, o resgate e a valorização das coisas mais artesanais, que estão acontecendo em diversos segmentos. "Tanto calçados, quanto as bolsas, vem com detalhes mais trabalhados, partes finalizadas a mão, o que agrega valor", disse, acrescentando que as alpargatas tem muito disso em seu conceito, tanto na matéria-prima, quanto no tecido."É o tipo de peça que não tem muita carga de informação, que é atemporal e que não muda ao longo dos anos", afirmou.
Ainda de acordo com Eliana, o que difere de uma estação para a outra, são as cores, a estamparia e os elementos. "O solado é mais plano e, com o tempo, ela vem sendo reinterpretada de acordo com a estação, mas o conceito não muda", declarou.
Ideais para momentos mais descontraídos, a especialista acrescenta que dependendo do evento formal, usar a alpargata também pode ser sinônimo de estar bem vestida. "Um ambiente de moda, cinema, que entende essa linguagem. E aí pode estar associado a uma calça de alfaiataria, uma blusa social", disse.
História
A alpargata surgiu na Espanha e na França, quando era utilizada por trabalhadores. Já no Brasil chegou por volta de 1980, como tendência, mas não fez muito sucesso e acabou sendo esquecida. Segundo a especialista, naquela época, elas apareceram com biqueira de crochê aplicada e foi um boom no verão, mas depois saíram de cena.
Trinta anos depois, as alpargatas apareceram em novas coleções, conquistando as mulheres, que gostam de um visual despojado e confortável. Por ser leve e fresquinha é ideal para os dias mais quentes. "Hoje, elas estão repaginadas e com vários tipos de materiais. Além de já estarem mais adaptadas para outros períodos do ano", declarou.
Eliana também revelou outros tipos de calçados que estão em alta para o verão 2017. Um dos destaques são os estilos metalizados, além das aplicações com bordados e pedrarias. Mas o que a estação realmente traz de novo são os tipos de solados e saltos. Eliana também comentou que todas as pesquisas de campo apontaram os tênis como sensação da próxima estação. "Eles voltam à cena, como o calçado do dia a dia. Mesmo os modelos mais esportivos, começam a compor os looks", comentou.