Alerta Rio registra recorde de sensação térmica no inverno de 2021
O Sistema Alerta Rio registrou, esta semana, as maiores sensações térmicas do inverno de 2021 com recordes nos dias 16 (45,6°C), 17 (40,9°C) e 20 (44,8°C) de agosto na estação Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio. Segundo o Alerta Rio, a estação possui uma peculiaridade característica local: a brisa marítima leva umidade para o continente. Como a sensação térmica é medida por meio do cálculo entre a temperatura e a umidade, este fenômeno influencia na ocorrência destes registros elevados.
De acordo com o meteorologista Nilton Moraes, a sensação térmica elevada, nesta época do ano, não é uma novidade.
“É normal e já aconteceu outras vezes. Como estamos no final do inverno, a quantidade de radiação que chega sobre a cidade vai aumentando à medida que se aproxima da primavera. Em um período seco, a interação desta radiação com a umidade favorece a elevação das temperaturas”, explica o especialista.
Ele lembra ainda que estes altos registros de sensação térmica devem continuar até a próxima quarta-feira (25), porque a previsão é de que as temperaturas permaneçam acima dos 30°C, influenciadas por um sistema de alta pressão que atua sobre o município do Rio de Janeiro.
O Alerta Rio faz, diariamente, o monitoramento e a previsão do tempo de até quatro dias à frente, sendo atualizada ao longo do dia pelos meteorologistas que trabalham no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova.
O cidadão pode acompanhar, em tempo real, todas as informações sobre as condições do tempo no perfil do twitter @OperacoesRio e no aplicativo COR.Rio, versões iOS e Android.
MAIORES SENSAÇÕES TÉRMICAS DO INVERNO 2021
- Dia 16/08 – 45,6°C
- Dia 17/08 – 40,9°C
- Dia 20/08 – 44,8°C