• Alerj derruba veto à criação do Monumento Natural Maria Comprida

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Lei de criação deve ser publicada em Diário Oficial nos próximos dias

    30/06/2022 12:03
    Por Helen Salgado

    Nesta terça-feira (28), a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou o veto do governador Cláudio Castro à criação do Monumento Natural Maria Comprida, em Araras. O projeto de criação da nova área de preservação é uma proposta do deputado estadual Carlos Minc (PSB), elaborada a partir da iniciativa de montanhista e moradores de Petrópolis. A lei estadual 3.209/2020 garante a preservação de 7.800 hectares de uma região montanhosa de beleza única, com encostas, serras, nascentes de água e rica biodiversidade.

    Em 2020, por iniciativa dos montanhistas Julian Kronenberger, Hugo de Castro e Bernardo Eckhardt começou a elaboração do projeto de preservação dessa área da Mata Atlântica, em Petrópolis. Com o objetivo de proteger e preservar foi apresentado ao deputado estadual o projeto de criação do Monumento Natural da Serra da Maria Comprida. 

    Julian conta que no dia 24 de fevereiro, a Alerj aprovou o projeto de lei. Com isso, faltava apenas a sanção do governador Cláudio Castro, que acabou sendo vetada em março, devido a algumas alterações na proposta inicial. “Quando fizemos o projeto, a área era de 10 mil hectares e, de repente, tiveram que fazer alguns ajustes, houve cortes e a área fechou com 7.800. Não ficou bem explicado e o governador vetou”, explica.

    O Monumento Natural Estadual da Serra da Maria Comprida foi uma proposta que surgiu de moradores de Petrópolis, ecologistas e montanhistas. “A preocupação central é preservar sítios geológicos, afloramentos rochosos e nascentes sensacionais, a fauna e flora, bem como na prevenção da gestão de riscos da região, que vem sofrendo, nas últimas décadas, intensos prejuízos materiais e humanos devido às chuvas e incêndios. Além de garantir ecoturismo sustentável e fazer um corredor florestal com outras Unidades de Conservação, esse projeto não implica em desapropriação, permitindo inclusive várias atividades que combinam preservação, sustentabilidade, empregos verdes e usufruto da paisagem”, diz Julian Kronenberger.

    A Maria Comprida é uma das montanhas mais exuberantes de Petrópolis. Com 1.926 metros de altitude, ela foi conquistada em 1932 por Emérico Ungar, Conrad Berg e Schaut. A conquista foi um marco histórico do montanhismo brasileiro. 

    A Serra da Maria Comprida irá proteger outras montanhas gigantes, como o Morro do Cuca, com 1.860 metros, num total de 22 picos com mais de 1.000 metros de altitude, sendo a Maria Comprida o ponto mais alto. Diversos outros pontos recebem visitantes, entre eles os poços e as cachoeiras da Rocinha e do Vale das Videiras, além de trilhas que levam para a Pedra da Maria Comprida, Pedra da Cuca, Palmares e Morro da Mensagem. Além desses, os montanhistas mais experientes apostam nas travessias mais longas, como Araras x Secretário. 

    Últimas