Alemanha: Mar Báltico tem potencial enorme para energia eólica
O Mar Báltico pode produzir com uso de energia eólica “mais que o dobro da capacidade instalada de todas as usinas a carvão alemãs”, afirmou nesta sexta-feira, 26, a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock. Seria, segundo ela, uma forma de se trabalhar para cumprir as metas de mudanças climáticas e se livrar da energia russa.
Em uma mensagem de vídeo antes de uma reunião na capital da Dinamarca, Annalena Baerbock disse que a Alemanha quer acelerar a expansão da energia eólica produzida no Mar Báltico. Os países ao redor do Mar Báltico “precisam levantar as velas, trabalhar juntos e traçar o rumo para tornar nossa região mais sustentável, mais resiliente e mais segura”, disse Baerbock.
O potencial para o Mar Báltico “é enorme”, afirmou a ministra alemã. “A Comissão Europeia estima que o Mar Báltico poderia produzir mais de 90 gigawatts em energia eólica. Isso é mais que o dobro da capacidade instalada de todas as usinas a carvão alemãs.”
Já o chanceler alemão Olaf Scholtz disse que a Alemanha continua comprometida em acabar com suas emissões de gases de efeito estufa até 2045, o primeiro país industrializado. Para cumprir a meta, seu governo disse que fecharia as usinas a carvão que foram reativadas durante a guerra na Ucrânia, encerrar as importações de petróleo e carvão russos este ano e pretende parar de usar gás russo nos próximos dois anos.