Além da UPA Centro, interditada, outras repartições estão com serviços suspensos
As chuvas de terça-feira (15), além de provocarem a queda de uma barreira nos fundos do prédio que interditou a UPA Centro, também atingiram o Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Barão do Rio Branco. Uma das repartições que funcionam no local é a Secretaria de Saúde, que teve as instalações do primeiro andar afetadas. Desta forma, está em funcionamento o Departamento de Atenção Básica no segundo andar. Segundo a prefeitura, as demais unidades de saúde funcionam normalmente.
Confira o funcionamento das repartições:
- RH
O Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração continua em funcionamento. O foco é garantir a folha de pagamento dos funcionários. Além disso, também trabalham servidores do Núcleo Administrativo e do Departamento de Compras, Contratos e Convênios.
- Educação
Os serviços administrativos da Secretaria de Educação também estão suspensos. O prédio da pasta foi afetado pelo alagamento na Praça da Águia, no Centro da Cidade. Algumas unidades escolares também estão sendo utilizadas como ponto de apoio e, por esse motivo, as aulas estão suspensas.
- INPAS
O Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis (Inpas) espera retomar o atendimento na segunda-feira (21). O prédio do Instituto está com fornecimento de energia parcial e sem o abastecimento de água.
Nesta sexta-feira (18), o Inpas abriu de forma emergencial para um primeiro atendimento a familiares de servidores e aposentados do município que faleceram.
- Desenvolvimento Econômico
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está sem o funcionamento de seus serviços, como Balcão de Empregos e Espaço Empreendedor.
- Assistência social
As equipes de Assistência Social estão com esforços direcionados para atender às vítimas das chuvas. Com isso, os demais serviços da secretaria estão paralisados.
- Fazenda
Os serviços da Secretaria de Fazenda também estão suspensos. O retorno dos atendimentos está previsto para segunda-feira (21).
- Pontos turísticos
O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, não está recebendo visitantes. No momento, o local serve de ponto de apoio para o recebimento de doações, que posteriormente são direcionadas às vítimas das chuvas de terça-feira (15).
- Museus
De acordo com o Instituto Municipal de Cultura (IMC), os museus administrados pelo governo municipal não sofreram danos consideráveis. O Museu Casa de Santos Dumont, no Centro, e o Museu Casa do Colono, na Castelânea, não foram afetados. Já o Theatro D. Pedro no Centro (atualmente em obras), o Centro Cultural Estação Nogueira, que abriga o Museu do Trem registraram pontos de alagamento, mas sem danos aos acervos.