• Alcoólicos Anônimos realiza reuniões no Natal e Ano Novo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Período de festas é desafiador para pessoas com problemas com álcool, principalmente para quem está no início do processo de recuperação

    23/12/2023 12:39
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    As festas de fim de ano estão chegando e é um momento de atenção para quem possui problemas com o consumo de álcool, especialmente os novatos no processo de recuperação. É no período de confraternizações e datas festivas, como Natal e Ano Novo, que a ingestão de bebidas alcoólicas costuma ser mais intensa e frequente, sendo normalizado e incentivado seu consumo.

    Para auxiliar quem precisa de ajuda e proporcionar uma festividade em sobriedade, o Escritório de Serviços Locais de A.A. no Rio de Janeiro reforça que todos os grupos que têm reuniões aos domingos e segundas funcionam normalmente nas vésperas das festas (24 e 31 de dezembro) e no Natal e Ano Novo (25 de dezembro e 1º de janeiro). São aproximadamente 450 grupos no Estado.

    “Neste período de festas, frequentar reuniões de recuperação é um grande fator de proteção! De forma presencial ou on-line, elas fortalecem o membro de A.A. sobre a importância da sobriedade e de evitar o 1° gole. A estratégia de reuniões no Natal e Ano Novo já permitiu que muitos abraçassem quem amam e iniciassem um ano seguinte sóbrios, úteis e felizes”, ressalta Gabriela Henrique, psicóloga e vice- residente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil.

    Uma das orientações neste período de festividade para membros novatos ou quem tenha iniciado recentemente no processo de recuperação é procurar estar em companhia de alguém que saiba do seu problema com álcool e seja um apoio e referência. Não sendo possível, uma estratégia é levar o telefone de pessoas que possam ajuda-lo e pedir sempre ajuda.

    Para quem acha que o álcool está trazendo problemas para sua vida ou quer conhecer Alcoólicos Anônimos e saber os horários das reuniões em Petrópolis e região, é possível entrar em contato pela Linha de Ajuda: (24) 99943-1443 ou consultar o aplicativo para celular.

    O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber e não há necessidade de pagar taxas nem mensalidades. Para localizar o grupo de recuperação mais próximo, acesse: https://www.aarj.org.br.

    Sobre Alcoólicos Anônimos no Rio de Janeiro

    Alcoólicos Anônimos (A.A.) é uma irmandade de pessoas que compartilham entre si suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver o seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Seu propósito primordial é manter a sobriedade e ajudar outros alcoólicos a alcançarem o mesmo. O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber. No Brasil desde setembro de 1947, A.A. iniciou suas atividades no Rio de Janeiro e atualmente está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal. No Rio de Janeiro, são aproximadamente 450 grupos de A.A., sendo 250 na região metropolitana. Para quem precisa de ajuda, é possível localizar o grupo mais próximo, acionar as Linhas de Ajuda ou baixar o aplicativo.

    Últimas