Alcaraz supera Nardi após susto e avança em Doha; revés ao lado de Djokovic aposenta Verdasco
O espanhol Carlos Alcaraz precisou suar a camisa para derrotar o italiano Luca Nardi por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 6/3, em 1h53, nesta quarta-feira, e avançar às quartas de final do ATP 500 de Doha. Estreante no torneio do Catar, o tenista de 21 anos vai enfrentar, nesta quinta-feira, o checo Jiri Lehecka, que passou por Fabian Marozsan por 6/4 e 6/2.
Cabeça de chave número um em Doha e terceiro colocado do ranking da ATP, Alcaraz teve um início avassalador, não deu chances ao italiano no primeiro set e ainda abriu uma vantagem de 4 a 1 na segunda parcial. Quando tinha a vitória em mãos, porém, caiu de rendimento e viu o adversário vencer seis games consecutivos para virar e forçar o set decisivo.
O espanhol se recuperou no terceiro set e castigou Nardi com saques potentes para fechar a partida em 6/3, espantar a zebra e alcançar sua 12ª vitória seguida em torneios ATP 500 – ele vem de um título em Roterdã, na Holanda, no início deste mês.
“No segundo set, ele começou a jogar como o número um do mundo”, afirmou Alcaraz, após o susto, referindo-se ao adversário que ocupa a 85ª posição no ranking da ATP. “Eu não conseguia fazer nada, apenas tentei ficar forte mentalmente. Meus níveis de energia provavelmente caíram um pouco, mas o crédito é dele. Estou muito feliz [por ter] esquecido tudo e reiniciado no terceiro set.”
Outros concorrentes ao título em Doha avançaram nesta quarta-feira. O australiano Alex De Minaur, oitavo do mundo e segundo cabeça de chave, derrotou o holandês Botic van de Zandschulp com um duplo 6/4 e vai enfrentar Andrey Rublev nas quartas de final. O russo, décimo do ranking, avançou com uma vitória por 2 sets a 0 sobre o português Nuno Borges, com parciais de 6/3 e 6/4.
Já o russo Daniil Medvedev, número seis do mundo, superou o belga Zizou Bergs com tranquilidade, em sets diretos, por 6/2 e 6/1. Seu próximo desafio será o canadense Félix Auger-Aliassime, que avançou sem ter de jogar com Hamad Medjedovic, lesionado.
ADEUS DAS QUADRAS
O espanhol Fernando Verdasco, 41 anos, despediu-se das quadras nesta quarta-feira. Ao lado do amigo Novak Djokovic, o ex-top 10 do ranking de simples foi derrotado pela dupla formada pelo finlandês Harri Heliovaara e pelo britânico Henry Patten por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4, no ATP de Doha, resultado que colocou um ponto final na carreira de 23 anos de Verdasco.
Jogando juntos novamente depois de 18 anos, Djokovic e Verdasco derrotaram Alexander Bublik e Karen Khachanov na abertura do torneio, mas não estiveram à altura da dupla que é a segunda cabeça de chave da competição. Campeões de Wimbledon e do Aberto da Austrália, Heliovaara e Patten tiveram uma atuação sólida e, na próxima fase, enfrentarão Joe Salisbury e Neal Skupski.
Após a partida, Verdasco e Djokovic se abraçaram e o espanhol foi ovacionado pelos torcedores presentes na quadra. Verdasco encerra a carreira com sete títulos de simples da ATP e oito nas duplas, incluindo o ATP Finals de 2013, ao lado de David Marrero, sobre os irmãos Mike e Bob Bryan.