Ainda sem data para início, ligação Bingen-Quitandinha será implementada em fase de testes
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, obteve a confirmação de que será criado um Grupo Técnico de Trabalho para viabilizar a implementação, inicialmente em fase de testes, da ligação viária entre os bairros Bingen e Quitandinha, em Petrópolis. Na semana passada, o Governo do Estado anunciou que vai assumir as intervenções necessárias para que seja feita a ligação viária entre as duas entradas da cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, os trabalhos devem ser concluídos em 20 dias.
A promotora de Justiça Zilda Januzzi, disse que se reuniu com representantes do poder público para cobrar agilidade na implantação da medida, prevista no Plano de Mobilidade Urbana e no Plano Diretor do município.
“Nós temos acompanhado a questão da mobilidade urbana com especial atenção desde o início da tragédia que se abateu sobre a cidade, em decorrência das chuvas do dia 15/02. Com o desastre, tornou-se ainda mais importante realizar a ligação viária entre os dois bairros, demanda antiga da população petropolitana. Esperamos que, com a criação do Grupo Técnico de Trabalho, tenhamos boas notícias para o avanço da proposta e, após a fase de testes, possamos ter um legado para a cidade”, afirmou Zilda Januzzi.
Leia também: Após mais de 80 anos de espera, obra de ligação Bingen-Quitandinha será concluída em 20 dias
De acordo com o MPRJ, o Grupo Técnico que dará prosseguimento ao trabalho terá integrantes do Governo do Estado, do Município de Petrópolis, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo é que, durante 90 dias, seja realizado o Teste Operacional de inversão de fluxo de tráfego, em uma faixa da BR-040, entre os kms 83 e 80, permitindo a ligação direta entre dois dos bairros mais populosos do município.