• Ainda em ritmo de carnaval? Confira dicas para cuidar da pele no hora de se fantasiar

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/03/2019 13:00

    Para muitos a folia ainda não acabou! Justamente por isso, apesar de muitas opções para crianças e adultos, é fundamental escolher bem os produtos usados para compor as fantasias nesta época, pois elas podem causar irritações, alergias e manchas na pele.

    Veja também: Sucesso nos anos 90, neon volta a brilhar na moda

    De acordo com a dermatologista Ana Paula Bonvini, que atende em Petrópolis, a primeira dica é usar sempre filtro solar. “O protetor deve ser de preferência físico, aqueles com cor, pois ampliam a proteção. O FPS deve ser acima de 30 e, se possível, usar óculos para proteger os olhos, chapéus e roupas com proteção solar”, alerta.
    Mulheres, homens e até crianças usam e abusam de maquiagens para compor as fantasias. Apesar da festa de cores e texturas, é importante evitar riscos com produtos  desconhecidos. “A maquiagem deve ser de marcas conhecidas e não de origem duvidosa. As crianças merecem um cuidado especial porque elas têm uma pele que absorve 20% a mais. O ideal é usar produtos específicos para a pele infantil”, ressalta.
    Após a folia, deve-se remover toda a maquiagem antes de dormir, pois na hora do sono é o momento em que a pele se renova e os poros precisam estar desobstruídos. “Para tirar glitter e purpurina que ficam mais aderidos à  pele, uma dica é usar removedor bifásico, aquele que é óleo em água. Passe com algodão e ele retira bem mais fácil estes produtos da pele”, orienta.
    Neste carnaval, as pedras coladas na pele estão muito em moda. Não se deve esquecer de passar o protetor solar com alto FPS antes de aplicá-las porque corre-se o risco de ter uma surpresa e a pele ficar bem manchada pela incidência do sol na área que não está coberta.
    Ao longo dos dias de folia, também usa-se muito sprays, tintas e espumas. “É importante ter muito cuidado, principalmente,  com as espumas que contêm substâncias tóxicas causadoras de alergia e os sprays e as tintas podem causar dermatite de contato na pele. Além disso, os sprays usados para colorir cabelos, podem causar ao sol, algum tipo de ardência ou coceira. Caso isso ocorra, deve-se lavar o cabelo logo que possível”, explica.

    Últimas