• Águas do Imperador completa 26 anos em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/jan 10:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Águas do Imperador, empresa do Grupo Águas do Brasil, completou, nesta segunda-feira (1º), 26 anos de operação em Petrópolis. Em 1998, Águas do Imperador chegava à cidade para iniciar o trabalho, com o objetivo de levar mais saúde e bem-estar para a população, por meio do saneamento básico. Na época, não havia tratamento de esgoto na cidade e somente 2% da população recebia água apenas clorada.

    “Hoje, fornecemos água tratada para mais de 90% dos petropolitanos e tratamento de mais de 80% do esgoto urbano”, destacou o diretor da concessionária Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

    Entre os investimentos que estão sendo realizados, estão as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaipava, que está sendo erguida no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes. Os trabalhos no local começaram em setembro de 2023 e estão na fase de recebimento e instalação de equipamentos.

    As obras da ETE Independência também estão acontecendo. Juntas, as duas estações vão atender mais de 30 mil pessoas. Cada unidade tem capacidade de tratar 2,5 milhões de litros de esgoto por dia. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim do primeiro semestre de 2024.

    Em dezembro de 2023, Águas do Imperador começou a obra da nova Adutora Carvalho Júnior, com 5,2 km de extensão e quatro unidades de bombeamento, permitindo a expansão do sistema de abastecimento de água para a região da Rua Carvalho Júnior, em Corrêas, e Carangola. A nova adutora, que faz parte do sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Araras, vai ampliar a capacidade de transporte de água para toda a região do Carangola, em especial para o Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti e Vale do Carangola.

    Foram construídas, até o momento, sete estações de tratamento de água e 31 unidades de tratamento de esgoto, entre ETEs, biodigestores e fossas filtro.

    “Atingimos, em 2023, a maior cobertura de coleta de esgoto da história, com Petrópolis sendo a segunda melhor cidade do estado no Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil. Seguimos investindo para ampliar a cobertura, demonstrando a responsabilidade da Águas do Imperador e de todo o Grupo Águas do Brasil nas entregas para a sociedade”, destacou diretor da concessionária Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

    Mais investimentos em 2024

    Em janeiro de 2024, Águas do Imperador dará início às obras de expansão do sistema de abastecimento de água para a região de Bananeiras, em Pedro do Rio. Serão 2,4 km de extensão de rede e cerca de 800 pessoas que passarão a ter acesso à água tratada.

    A região do Duques, no Meio da Serra, também vai receber obras para ampliar a oferta de água tratada na região para mais de 1.300 pessoas, em uma extensão de 2,6 km de nova rede. Ambas intervenções têm previsão de início para janeiro de 2024.
     
    Investimentos que fazem parte do Termo Aditivo firmado entre a Águas do Imperador e a Prefeitura de Petrópolis, e vão ao encontro dos objetivos do Novo Marco Legal do Saneamento.
     
    Educação Ambiental e atendimento à comunidade

    Os diversos programas voltados à população e à sustentabilidade são práticas importantes desenvolvidas pela concessionária. Entre eles, o Atendimento Itinerante que, em 2023, percorreu 22 comunidades e atendeu mais de 500 clientes.

    Apenas em 2023, o Programa Trata Óleo recolheu 673 litros de óleo de cozinha usado, em parceria com o Projeto INcluir Petrópolis e a GR Ambiental, e segue sendo ampliado. No total, são 13 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) espalhados por toda a cidade.

    Águas do Imperador promove a interação com as comunidades, por meio do Café com as Comunidades, que terá novas edições neste ano de 2024, assim como as ações de educação ambiental em escolas e em diferentes localidades de Petrópolis. A primeira de 2024 já tem data marcada: será nos dias 9, 10 e 11 de janeiro, no Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti.

    Últimas