• Rua Antero Silva, no bairro Esperança, corre risco de afundar; moradores temem que o pior aconteça

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/12/2022 17:49
    Por Helen Salgado

    Moradores da Rua Antero Silva, no bairro Provisória, também chamado de bairro Esperança, têm passado por dias difíceis. Toda vez que chove forte, o que acontece com frequência, eles são impedidos de transitar na rua onde moram.

    O problema no local é causado por uma cratera, onde um grande volume de água se acumula. Com a chuva, a água jorra pela via. Além disso, moradores relatam que a rua está afundando.

    Ingrid Ferreira, moradora do bairro, desabafa: “Quando a rua chega ao ponto de ficar sem acesso para os moradores, a Prefeitura faz um reparo. Acontece que, na primeira chuva seguinte ao reparo, a rua começa a afundar novamente.”

    Como sugestão para o fim do problema, Ingrid diz que a galeria que passa pela rua precisa ser refeita com tubulação que suporte o volume de água. “Hoje essa galeria é de pedras e a água tem força para desmontar lá.”, afirma.

    Em um vídeo feito por Ingrid, nesta quinta-feira (29), é possível ver um grande volume de água jorrando da cratera e descendo pela rua.

    Luís Antônio Mayworm, outro morador do bairro, conta que a Comdep fez um trabalho há cerca de quatro meses na região. “Eles passaram um bom tempo na rua, só que não concluíram. Aqui tem uma galeria, não fecharam. Deixaram por terminar e a água veio. Alguma erosão aconteceu ali em função dessa não conclusão do serviço e impediu a água da galeria de passar. Essa água tinha que estourar em algum ponto e aí foi o que aconteceu com essa cratera.”, relata.

    Foto: Helen Salgado

    Luís presenciou o exato momento em que a cratera abriu – há cerca de 12 dias. Ele conta que o buraco fica maior a cada dia. “Ontem mesmo [29], a chuva veio com muita força e jogou muita água para fora. Aumentou o tamanho desse outro ponto, onde eles haviam consertado.”, afirma.

    O morador mostra indignação ao observar que o problema do local poderia ter sido resolvido se as equipes tivessem feito um bom trabalho. “Nunca têm uma solução definitiva. Isso entra ano, sai ano, entra governo, sai governo. Nunca deram uma solução definitiva aqui para a nossa rua. Um serviço completo até o final.”, desabafa.

    Em resposta, a Secretaria de Obras informou que uma vistoria técnica foi realizada no local na manhã desta sexta-feira (30). O órgão aguarda melhoria nas condições climáticas para iniciar o trabalho de manutenção.

    Últimas