AgroSerra: Sonia Hirsch, renomada escritora e jornalista, tem encontro marcado com o público neste domingo (24)

  • Por Aghata Paredes

    O AgroSerra: da Roça ao Prato, que começa neste fim de semana, está com uma programação especial. Um dos encontros mais esperados é com a renomada escritora e jornalista, moradora de Secretário, Sonia Hirsch. 

    Sonia é de São Paulo, mas mora em Petrópolis há 16 anos. Apaixonada pela região, ela conta que primeiro ficou em pousadas; depois, numa casa alugada; quando, finalmente, comprou um terreno. Foi quando ela construiu sua casa e acabou se mudando. “Morar no alto das montanhas de Secretário me proporciona intervalos de uma qualidade maravilhosa. Várias vezes por dia eu paro de trabalhar e vou lá fora, no jardim, me dedicar a simplesmente estar, olhar, pertencer. É onde repouso.”

    Foto: Mario de Aratanha

    No domingo (24), a escritora vai lançar os livros  “Velhas Amigas – o que você já sabe sobre envelhecer?” e “Bora Viver – um guia para 60+”. “O primeiro apresenta dezoito mulheres entre 55 e 90 anos que abrem o que sentem e sabem sobre envelhecer. “Mulheres corajosas, que tomaram nas mãos as rédeas da vida e que se/me/espelham de muitas formas.”, conta a autora. “Já o livro “Bora Viver” é um caldo do meu trabalho ao longo de quatro décadas. Percorre o que aprendi para me manter estável no dia a dia. Dicas, truques, receitas, pequenos exercícios de viver bem, tanto para quem tem mais de 60 quanto para quem quer chegar lá sem maiores problemas.”, explica Sonia. 

    Com 75 anos, Sonia emociona ao definir sua relação com a melhor idade. “Tenho 74, 47, 17, 32, 90…Quando a vida pesa, quando a terra desliza sobre as casas, quando vejo a pobreza que só aumenta no mundo, tenho 180. Já a melhor idade é quando estou leve e feliz, amando, brincando, curtindo a vida, as pessoas, os gatos, cachorros, passarinhos, borboletas, as flores, os cheiros e os sabores.”

    Foto: Mario de Aratanha

    O encontro com a escritora está marcado para este domingo (24), às 12h, na Praça de Secretário.

    Últimas