• Agricultura familiar ganha espaço para comercialização no terminal do Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/10/2019 08:00

    O Programa de Fomento Familiar vai ampliar para o Terminal Rodoviário do Centro um novo ponto de venda para os produtores da agricultura familiar no município. O programa que existe desde 2010, atendia apenas os terminais rodoviários do Bingen, Itaipava e Corrêas. Na última semana, o prefeito Bernardo Rossi sancionou a lei 7.847/2019 que regulamenta o programa e garante que todos os terminais recebam o ponto de venda. 

    Além dos terminais, a lei autoriza a disponibilização de espaços públicos apropriados para a instalação dos pontos de venda, desde que autorizados pela Prefeitura. Como o que já acontece na Praça 14 Bis. Atualmente, são mais de 20 produtores de localidades como Brejal, Caxambu, Bonfi m, Jacó, que se revezam durante a semana nos pontos montados nos terminais.

    “A venda direta é muito positiva para nós. Antes, com a venda por terceiros, nós não víamos o resultado. E com os pontos, nós participamos de todo o processo”, disse o produtor rural do Brejal, Márcio Diniz Lima. Ele e a esposa Sandra Diniz de Lima, trabalham há 8 anos no Terminal Corrêas e Itaipava. “Às vezes, as pessoas nem saem do terminal, vem aqui compram com a gente e já voltam”, contou Sandra.

    Para utilizar os espaços, o produtor rural deve obedecer alguns critérios. Entre eles, estar cadastrado em alguma Associação de Agricultores ou Produtores Rurais com sede no município e na EMATER-RJ. 

    Em todo o estado, o EMATER assiste em média 42.582 agricultores, destes 73% pertencem à agricultura familiar, 19% são demais produtores rurais e 8% de outras categorias. Segundo o Censo Agro 2018, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Petrópolis possui atualmente 768 estabelecimentos agropecuários. 

    As feiras livres contribuem no incentivo na venda direta dos produtores, assim como a valorização da agricultura local. Nestas feiras, são oferecidos produtos de agricultura não convencional, hortaliças, frutas tradicionais, inclusive produtos orgânicos. “Com certeza isso é muito bom. A ampliação para mais alguns terminais como já funciona e como já temos até aqui no Brejal, será muito positivo para os produtores”, completa Adriano Carvalho, presidente da Associação de Produtores Rurais do Brejal.

    O Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está estudando a implantação dos novos pontos de venda. No Centro, há duas barracas que atualmente funcionam à noite na Rua Souza Franco e Paulo Barbosa, segundo o Departamento de Agricultura, também está sendo estudada a permissão para a continuidade da venda nestes locais A lei, de autoria do vereador Jamil Sabrá Neto foi publicada no Diário Ofi cial do dia 27 de setembro..

     

    Últimas