• Agricultoras de Conservatória ganham prêmio de melhor café

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/12/2020 10:01

    Agricultoras de Conservatória, distrito de Valença, no Sul Fluminense, ganharam o prêmio de melhor café natural do Estado do Rio de Janeiro. Organizado pela empresa Três Corações, o concurso nacional premia a participação das mulheres na cafeicultura. A vitória da Fazenda Florença tem sabor especial, já que neste ano de pandemia, quando a rede hoteleira na região ficou fechada por um período, cogitou-se a possibilidade de demissões de funcionárias. Porém, o dono da propriedade, o produtor Paulo Roberto dos Santos, sugeriu que elas trabalhassem na colheita seletiva de cafés especiais.

    “Ficamos muito felizes por essa premiação, pois trabalhamos na produção de café há apenas três anos, e a região está despertando novamente para a cultura cafeeira. A Secretaria Estadual de Agricultura tem um papel importante de apoio no setor e está nos acompanhando nesse despertar”, afirmou Paulo Roberto.

    A Secretaria de Agricultura explica que vem trabalhando para fomentar a produção de café no estado com os recursos do Agrofundo, e também oferecendo apoio técnico desde o pequeno ao grande produtor, por meio da Emater-Rio e da Pesagro-Rio.

    “A Fazenda Florença venceu o Concurso de Cafés Especiais realizado no ano passado no Palácio Guanabara e agora conquista mais essa vitória. E ainda houve essa história de superação durante a pandemia. Isso só prova que o resgate da produção de cafés naquela região é um sucesso. Os cafés do Rio de Janeiro têm grande qualidade e potencial para alcançar cada vez mais mercados”, disse o secretário de Estado de Agricultura, Marcelo Queiroz.

    Vencedora se emociona com conquista

    Funcionária do hotel há 14 anos, Josiane Pereira Duque, de 37 anos, foi uma das mulheres que aceitaram o desafio de ir para a lavoura e participar da colheita.

    “A gente estava com muito medo de perder o emprego. Por isso, fiquei muito feliz quando o Paulo nos deu essa oportunidade de continuar trabalhando e ir para a colheita, mesmo sem experiência. E saber que o resultado disso foi essa premiação dá mais alegria ainda. Não tenho nem palavras, fico emocionada. Voltei a trabalhar como atendente no restaurante do hotel, mas, se precisar, volto para colher café”, garantiu Josi, como é mais conhecida na Fazenda Florença.

    Receita de R$ 75,8 milhões

    A produção de cafés no estado do Rio reúne 2.644 cafeicultores – a maioria de pequenos produtores – e gera uma receita anual de R$ 75,8 milhões a partir dos grãos cultivados em solo fluminense.

    Os produtores estão organizados no Arranjo Produtivo Local (APL) de Cafés Especiais. São dois polos: nas regiões Noroeste e Serrana. Além de marcar a retomada de uma atividade tradicional na história do estado, que muito colaborou para as finanças do Brasil, a produção de cafés de qualidade está contribuindo para a diversificação da economia fluminense.

    Da produção estadual, 80% ocorre no Noroeste Fluminense, 19% na Região Serrana e 1% no Vale do Café e em outros municípios. O Rio de Janeiro produz uma média de 400 mil sacas de café por ano.

    Últimas