• Agosto Dourado PET: amamentação em filhotes é fundamental para prevenir doenças em cães e gatos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/08/2023 18:48
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Agosto Dourado é o mês de luta que incentiva a amamentação em humanos, sendo a cor dourada para simbolizar o padrão ouro no leite materno. Essa importância é significativa também nos animais, já que o filhote deve ser amamentado o mais precocemente possível para que o neonato mame o colostro, substância que antecede o leite, e obtenha proteção imunológica mais eficiente.

    De acordo com a médica veterinária Priscila Mesiano, da Clínica Veterinária Amigo Bicho, alcançar o padrão do leite vai depender do histórico da mãe.

    “A qualidade do leite vai depender dos desafios que a mãezinha do bebê sofreu. São muitos fatores de referência, como por exemplo, nutrição, estado corporal, vacinação, vermifugação, entre outros”.

    “A monitoração do peso da lactante deve ser constante, pois qualquer alteração deve ser corrigida com suplementação”, explica a veterinária.
    Foto: Divulgação

    Infelizmente, sabe-se que este acompanhamento com uma alimentação equilibrada e saudável é mais difícil em caso de animais abandonados. Nessas situações ou em caso de impossibilidade da mãe amamentar, o manejo nutricional, com orientação de um médico veterinário, pode ser instituído ao encontrar a mãe com a ninhada ou em caso de órfãos.

    Para eles, Priscila orienta: “Neonatos que não mamaram colostro nas primeiras 48 horas, devem receber 100ml/kg (0,10ml/g) de soro de um adulto imunocompetente para alcançar níveis adequados de imunoglobulinas. O soro pode ser fornecido oralmente nas primeiras 48 horas de vida. Após esse período, precisa ser fornecido por via subcutânea, em clínica veterinária”, esclarece.

    Já aqueles que pensam em adquirir filhotes de raça precisam se certificar que o animal mamou o tempo recomendável. O peso corporal de filhotes de raças pequenas varia entre 100 e 400g, raças médias estão entre 200 e 300g, já raças grandes pesam entre 400 e 500g. O desmame acontece naturalmente, sendo igual para cães e gatos. Deve ser estimulado a partir de 21 dias, com a integração e transição gradual de uma dieta líquida para sólida, atingindo seis a oito semanas de vida. A troca brusca da dieta pode ser bastante prejudicial ao filhote. 

    Últimas