• AgeRio volta atrás e adia vencimento de empréstimos pós tragédia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/jun 08:49
    Por Wellington Daniel

    A Agência Estadual de Fomento (AgeRio) voltou atrás e adiou até abril de 2025 o vencimento de 529 empréstimos do Programa Reconstruir Petrópolis, uma linha de crédito voltada para empresários atingidos pelas chuvas de 2022. Anteriormente, a AgeRio anunciou em comunicado que a prorrogação só valeria para parcelas com vencimento posterior a 23 de maio de 2024.

    Ao todo, 752 empresários foram contemplados com a linha de crédito. A Tribuna de Petrópolis apurou que 70% dos beneficiados tinham a parcela com vencimento anterior a 23 de maio, o que correspondia a 526 contratos. Outros 68 tiveram a amortização anterior aos decretos de prorrogação, o que faria com que apenas 158 estivessem elegíveis para a prorrogação.

    A AgeRio chegou a encaminhar notificações de cobrança aos empresários, mesmo com as notícias da prorrogação. A situação só foi corrigida com a publicação de um decreto do governador Claudio Castro, no último dia 21. Com isso, os contratos terão o saldo devedor atualizado a ser pago no fim da carência, pagos ou não.

    Antes disso, o deputado estadual Yuri Moura também cobrou a agência e o governo estadual sobre a situação. O parlamentar se reuniu nesta terça-feira (25) com representantes da AgeRio para buscar esclarecimentos acerca do vencimento.

    “Estamos acolhendo empresários que possuem algum tipo de distorção nos seus contratos, seguimos abertos inclusive para esse atendimento de quem tiver dificuldades ou dúvidas”, detalhou o deputado.

    A prorrogação foi possível graças a uma lei, de autoria dos deputados estaduais Yuri Moura e Chico Machado, que foi sancionada e regulamentada por decreto pelo governador Claudio Castro.

    Últimas