![](https://arquivos.tribunadepetropolis.com.br/media/2025/02/12102448/Programa-Capacitar-PARNASO-900x506.jpeg)
Agentes do Parnaso recebem capacitação para minimizar os impactos ambientais
Todos os finais de semana, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) recebe visitantes locais e turistas do Brasil todo, que nem sempre têm consciência dos cuidados que devem ter para preservar o local. Para minimizar os impactos ambientais, os agentes do parque participaram, nos dias 10 e 11 de fevereiro, do programa internacional “Leave No Trace”.
Somente em 2023, os parques nacionais brasileiros registraram 11,8 milhões de visitas, conforme divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Diante deste contexto, é fundamental que os guarda-parques locais estejam preparados para instruir corretamente os visitantes, guias e instrutores que levam clientes para a atração.
Durante os dias 10 e 11 deste mês, os profissionais tiveram acesso e colocaram em prática sete princípios, que vão desde planejar adequadamente cada atividade, como reduzir e descartar corretamente o lixo; respeito à fauna, flora e vida selvagem locais, além de áreas demarcadas; manuseio correto de fogueiras; instalação de barracas de camping em locais propícios, entre outras iniciativas.
![](https://arquivos.tribunadepetropolis.com.br/media/2025/02/12102520/Programa-Capacitar-PARNASO_2-1024x576.jpeg)
A iniciativa foi promovida pela Gear Tips Outdoor, voltada à educação e capacitação de praticantes e profissionais de atividades ao livre, que mantém o Programa Capacitar. A turma foi formada por 14 guarda-parques.
“Acreditamos que experiências reais são capazes de mudar pensamentos e comportamentos. Por isso, a metodologia que desenvolvemos no Programa Capacitar é uma poderosa ferramenta de educação e capacitação. Além de ser essencial para uma influência positiva dos profissionais durante suas atividades ao ar livre”, conta Pedro Lacaz Amaral, fundador do Gear Tips Outdoor.
Após a certificação, todos os participantes estão capacitados para ministrar palestras e workshops com base no que aprenderam na prática, por meio das mais variadas formas de exposição e vivências dos sete princípios de mínimo impacto.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: