• Agenda 277: estudantes da COMAC apresentarão propostas aos candidatos à Presidência da República

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/08/2022 16:25
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Comac de Petrópolis com outras instituições da sociedade civil organizada, participa da Agenda 277. Crianças e adolescentes da instituição ajudarão na formulação coletiva de um conjunto de propostas políticas e de outras ações de governo que serão apresentadas às candidaturas à Presidência da República. A ideia é unir a capacidade de mobilização social, construção de conhecimento e comunicação, para colocar crianças e adolescentes no centro da discussão e da construção de um Brasil que ofereça garantias reais à população de 0 a 18 anos.

    A iniciativa tem o objetivo de incorporar as propostas dos alunos aos planos de governo como compromissos firmados a partir de 2023. “Estamos vivendo um cenário político, social e econômico muito incerto. Não temos dúvidas da extrema necessidade de união e engajamento de todos para que tenhamos, de fato, garantias para as nossas crianças, jovens e adolescentes. Estamos muito gratos de participar desta Agenda que será constituída por meio de uma ação nacional”, destacou a presidente da Comac, Fernanda Ferreira.

    O material que está sendo elaborado busca alcançar todos os preceitos previstos no Artigo 227 da Constituição Federal, que diz: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

    A Agenda 227 conta com a participação da Comac e de mais de uma centena de organizações, reunidas em 22 grupos de trabalho temáticos, separados em 3 blocos, sendo eles: Bloco ECA, com estudos sobre saúde, nutrição, educação, cultura, profissionalização, entre outros; Bloco Inclusão, Diversidade e Interseccionalidades, com questões sobre Igualdade Racial, Povos Indígenas, Ribeirinho e de Comunidades Tradicionais, Agenda de Gênero e LGBTQIAPN+, entre outras; e Bloco ODS, com o olhar voltado para a pobreza, fome, desigualdades, saneamento básico, acesso à justiça, entre outros. A partir disso, será consolidado o conjunto de propostas de políticas públicas a ser apresentado às candidaturas.

    “Este é um ano decisivo para o nosso país e a Comac, que há décadas trabalha em prol de crianças, adolescentes e jovens, mais uma vez, se faz presente na discussão, estudo e proposição de garantias, de um futuro melhor para todos”, ressalta Fernanda.

    Últimas