• Aeroporto do Galeão registra maior número de chegada de estrangeiros em 48 anos

  • 01/abr 18:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Arquivo

    O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) recebeu mais de 473 mil visitantes estrangeiros nos dois primeiros meses de 2025, o maior volume em 48 anos.

    Segundo a RIOgaleão, foram 223.613 visitantes em janeiro e 249.713 em fevereiro, totalizando 473.326 turistas internacionais no período – o maior volume da história para estes meses, desde 1977. Desde o início do ano, o Rio já recebeu mais de 502 mil visitantes do exterior, considerando também os cerca de 30 mil que chegaram por via marítima. O levantamento ainda não inclui todas as chegadas para o Carnaval, que aconteceu em março.

    “Nosso objetivo sempre foi recuperar o protagonismo do Galeão, um aeroporto fundamental para o turismo e a economia do estado. Os números mostram que estamos no caminho certo, e seguimos trabalhando para impulsionar ainda mais o setor de turismo”, declarou o governador Cláudio Castro.

    Mais segurança para passageiros

    Entre as iniciativas do Governo do Estado para contribuir com a ampliação do movimento no aeroporto está o reforço da segurança. Em 2024, foi inaugurada a base do Galeão Presente, localizada na Avenida 20 de Janeiro.

    Promoção internacional do turismo

    O Governo do Rio também intensificou a promoção internacional do estado como destino turístico. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) tem marcado presença em eventos estratégicos do setor, como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que aconteceu no mês de março, em Lisboa. 

    Na última semana, a Setur-RJ deu início às ações de promoção no mercado doméstico, começando pela Expo Turismo Paraná. Já nesta semana, além de Belo Horizonte (31/03), Brasília (02/04) e Goiânia (03/04), que receberão o roadshow Experiência Rio e o encontro comercial “O Rio é de Vocês!”.

    Para o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, o crescimento no número de visitantes também reflete o processo de revitalização do Galeão.

    “A RIOgaleão, em conjunto com o governo e outros entes do turismo, tem trabalhado intensamente para captar novas companhias aéreas e aumentar a oferta de voos para o Rio de Janeiro. Temos a perspectiva que, se o crescimento se mantiver nessa linha, vamos chegar com tranquilidade à meta de 1,8 milhão de visitantes internacionais”, destacou Tutuca.

    Leia mais notícias de Rio e região:

    Últimas