• Aedes aegypti: Petrópolis está com baixo risco de infestação do mosquito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/05/2021 11:16
    Por Janaina do Carmo

    Em tempos de pandemia da covid-19 e com as pessoas ficando mais dentro de casa, as doenças causadas pelo Aedes aegypti tiveram uma queda significativa neste período em Petrópolis. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (Liraa) realizado no início de maio, a cidade apresentou baixo índice de infestação do mosquito.

    O levantamento foi feito entre os dias três e sete deste mês e apresentou um índice de 0,77, o que representa um resultado menor do que o revelado no último Liraa, realizado em janeiro. Neste último estudo, foi apontado um risco médio de infestação. Na época, 4.908 imóveis foram visitados pelos agentes de combates às endemias.

    Com os índices se mantendo baixos, os registros das doenças provocadas pelo mosquito têm apresentado redução. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Petrópolis, este ano foram registrados, até o momento, três casos de dengue, duas notificações de Zika e um caso positivo para Chikungunya.

    Em 2020, primeiro ano da pandemia, a cidade também contabilizou poucos casos dessas doenças. Foram oito de dengue, quatro de Zika e quatro de Chickungunya. Já em 2019, em um cenário fora da pandemia da covid-19, os registros dessas doenças foram bem maiores. De acordo com os dados da Prefeitura, naquele ano foram 38 casos de dengue, sete de Zika e três de Chickungunya.

    Em nota, a Prefeitura informou que “independente da estação do ano, o trabalho de combate aos vetores e de orientação à população é desenvolvido continuamente por meio de visitas domiciliares. Nas visitas, são realizadas vistoria, destruição de criadouros e aplicação de larvicidas quando necessário”. Ainda de acordo com a Prefeitura, neste momento de pandemia a visita esta sendo realizada apenas na parte exterior (quintal) dos imóveis.

    Até o dia 14 deste mês, 194.561 imóveis receberam a visita de agentes de Combate às Endemias da Vigilância Ambiental. A orientação continua sendo para que a população ponha em prática os 10 Minutos Contra a Dengue, identificando e eliminando os criadouros de mosquitos em suas residências.

    Últimas