• Advogados fazem manifestação contra sistema judiciário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/06/2018 12:08

    Na tarde dessa quinta-feira (7), um grupo de advogados fez uma manifestação em frente ao Fórum Desembargador Felisberto Ribeiro Monteiro Neto, na Avenida Barão do Rio Branco, contra o sistema judiciário nacional. O grupo criticou as falhas do trabalho do judiciário e a demora nos despachos dos processos, além do que chamaram de "indústria do mero aborrecimento" – algo que, segundo os manifestantes, tem prejudicado não só os advogados, como toda sociedade. A manifestação contou com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Movimento Advogados Unidos (MAU).

    O presidente da OAB, Marcelo Schaeffer, destacou a importância de haver um espírito democrático e confirmou o apoio da ordem à manifestação, por entenderem que as falhas no sistema judiciário é um problema nacional que afeta diretamente os cidadãos. “Temos falhas em toda estrutura do judiciário, é um problema histórico. A gente não sente a justiça andar. Reconhecemos que o Estado do Rio de Janeiro sofre por conta da crise financeira, política e ética. É um sentimento que envolve toda a população. Falta uma atuação competente, efetiva. Faltam recursos e planejamento. Esse é o momento de nos unirmos”, disse. 

    Com camisas com os dizeres “Luto dano moral justo” e “Advogados e sociedade contra a indústria do mero aborrecimento”, os manifestantes criticaram, principalmente, o descaso nas decisões judiciais nos processos de direitos do consumidor. “Proferem sentenças irrisórias e acabam desestimulando o acesso ao judiciário. 

    Com isso, o cidadão é desmotivado a procurar seus direitos, a ter os seus direitos respeitados”, destacou a advogada Stephane Moreira Rocha. Outra crítica é referente à demora na resolução dos processos. Segundos os advogados, processos que, por lei, deveriam receber o despacho em 30 dias, estão levando até quatro meses para serem solucionados. 

    Os manifestantes colheram assinaturas em uma representação que será encaminhada na próxima semana ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), demonstrando a insatisfação dos advogados de Petrópolis com o sistema judiciário. “Essa é uma iniciativa que vem acontecendo há muitos anos, e agora a classe está se unindo em prol da sociedade petropolitana. Os problemas no judiciário afetam não só a nós, mas a toda sociedade. É um pleito na questão da dignidade do trabalho dos advogados, e respeito aos direitos do cidadão”, destacou a 


    advogada.

    Últimas