• Advogado de Bolsonaro busca dissociar reunião com embaixadores de atos golpistas

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  • 22/06/2023 12:16
    Por Lavínia Kaucz e Bruno Luiz / Estadão

    O advogado Tarcísio Vieira Carvalho, que defende o ex-presidente Jair Bolsonaro em ação contra ele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a reunião com embaixadores em que o ex-mandatário desferiu ataques ao sistema eletrônico de votação foi “franciscana” e não tinha objetivo eleitoral ou golpista.

    Carvalho buscou dissociar o evento de julho de 2022 com os atos golpistas de 8 de janeiro. “A reunião, nem de longe, ostenta caráter eleitoral, ostenta caráter diplomático”, sustentou.

    “O ato foi eminentemente de Estado, foi realizado não na presença de eleitores, não na presença de candidatos, não na presença de atores eleitorais no plano geral das eleições de 2022. Foi publicizado, foram encaminhados convites ao TSE, ao Supremo, ao TSE, ao TCU. O ministro Fachin chegou à época a responder, dizendo que não iria”, afirmou Carvalho.

    O advogado admitiu que Bolsonaro usou “tom inadequado” na reunião com embaixadores, mas defendeu a mera aplicação de multa ao invés da imposição de inelegibilidade. “Se o presidente queimou largada em matéria de propaganda, aplique multa”, defendeu.

    Carvalho chamou a ação ajuizada pelo PDT de “fantasiosa”, “impostora” e “eivada de falsidade ideológica” e acusou o partido de entrar no TSE para “catapultar candidatura cambaleante”. Ele ressaltou, ainda, que o que está em julgamento não é o bolsonarismo. “Não se está a arbitrar disputa sangrenta entre civilização e barbárie”, afirmou, em resposta à sustentação oral do PDT. “O TSE é um tribunal, não é um parlamento, é um colégio eleitoral”.

    O TSE julga uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo PDT que pode tornar Bolsonaro inelegível devido a uma reunião com embaixadores realizada no Palácio do Alvorada em julho de 2022, em que ele levantou, sem provas, suspeitas sobre o sistema eleitoral. O evento foi transmitido pela TV Brasil e pelas redes sociais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde alcançou quase 600 mil visualizações.

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