• Advento 2016

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/11/2016 08:00

    Mais uma vez é Advento. O ano passa rápido. De novo começamos a nos preparar para celebrar o Natal de nosso Senhor Jesus Cristo. 

    ADVENTO – de AD VENIRE: “o que há de vir”. Mas o que “há de vir”?

    1. AD VENIRE o Natal, a festa de aniversário de nosso Senhor Jesus. Nos preparamos para recordar, para celebrar a vinda à terra daquele que é “o caminho, a verdade e a vida”, o Filho de Deus, o Salvador. A esperança pelo que há de vir é expressa por excelência por Isaías: “Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estes converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação nem aprenderão mais a guerra.” (Isaías 2.4) E foi isso que Jesus fez: ensinou a paz o amor, inclusive o amor aos inimigos, ensinou o perdão. Lembramos que ele não apenas ensinou, mas também assim agiu: quando um dos que estavam com Jesus quando este foi preso sacou a espada e feriu o servo do sumo sacerdote, Jesus disse: “Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.” (Lucas 22.51) Quando estava na cruz, pediu a Deus por seus algozes: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23.34) Assim, mais do que somente ensinar, viveu a paz, o amor, o perdão. Mas não foi ouvido. Rejeitado, acabou morto na cruz. 

    2. AD VENIRE a segunda vinda de Jesus. Nos preparamos para o retorno de Jesus para instaurar o Novo Céu e a Nova Terra nos quais habita a justiça, onde não há mais morte, nem dor, nem sofrimento.

    Qual a diferença? Na primeira vinda de Jesus, Deus O enviou pensando: “A meu filho respeitarão.” (Mateus 21.37) Ou seja, Deus pensou em mudar o coração, a vida, as pessoas e, consequentemente, este mundo. Como isso não aconteceu, agora Jesus vai voltar pela segunda vez para instaurar um “novo céu e nova terra”. “O primeiro céu e a primeira terra passaram.” (Apocalipse 21.1)

    Assim, Deus viu que não era possível mudar o coração humano e mudar a primeira terra por Ele criada. Isso vemos em nossa realidade: ódio, inveja, individualismo, cobiça, ambição – que causam divisão, pobreza, violência, exclusão e tantas outras formas de sofrimento e mal – apesar de Jesus já ter estado entre nós!

    Advento – AD VENIRE: nos preparamos para festejar com alegria a festa de aniversário do nascimento do Salvador Jesus em sua primeira vinda. Advento – AD VENIRE: olhamos para o futuro e fortalecemos nossa esperança, pedindo pela segunda vinda de Jesus, onde haverá novo céu e nova terra, onde “as primeiras coisas passaram” e onde “Deus mesmo estará” conosco (Apocalipse 21.3,4).

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 9h. Tel. (24) 2242-1703.

    Últimas