• Adrenalina e aventura em Petrópolis: Copa do Mundo de MTB Mercedes-Benz

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Depois da Copa Internacional de Mountain Bike para Todos, dedicada aos amantes do esporte, no último fim de semana, é a vez de prestigiar os melhores atletas do mundo na disputa das modalidades Short Track (XCC) e Cross Country Olímpico (XCO). Hoje, dia 07 de abril, começa a primeira etapa da Copa do Mundo de MTB Mercedes-Benz no Vale do Cuiabá, em Petrópolis. Quem aí está ansioso para acompanhar de perto essa edição inédita?

    Foto: Ney Evangelista

    Por dentro da história do Mountain Bike 

    Na década de 1950, na Califórnia, os norte-americanos desejavam uma experiência diferente da usual, vivenciada no asfalto. Para isso, resolveram enfrentar trilhas e terrenos irregulares. Um dos grandes nomes daquela época foi James Finley Scott, um dos primeiros a modificar uma bike para estradas de terra. 

    Em 1970, com a criação de novas peças e a realização da primeira competição oficial com o novo modelo de bike, na Califórnia, o MTB acabou surgindo como esporte. O sucesso foi tanto nos Estados Unidos e na Austrália que logo foi realizado o primeiro campeonato norte-americano, em 1983. Mais tarde, em 1990, foi a vez do campeonato mundial. O mountain bike ganhou o título de modalidade olímpica em 1996, nos Jogos de Atlanta. No Brasil, a primeira prova na modalidade aconteceu em 1988. 

    E Petrópolis? A cidade colocou o país na Copa do Mundo de MTB depois de 17 anos. A espera foi longa, mas valeu a pena. As condições naturais e os terrenos propícios para as disputas tornaram essa escolha possível. Além disso, Petrópolis é a cidade do campeão mundial Henrique Avancini. 

    Foto: Ney Evangelista

    Programação da Copa do Mundo de MTB Mercedes-Benz 

    07 de abril – Abertura da secretaria para atletas e treino livre.

    08 de abril – Provas do Short Track (XCC) feminina, às 16h30, e masculina, às 17h15.

    09 de abril – Provas da categoria júnior: feminina, às 9h30; masculina, às 11h15, e a sub-23, com a masculina às 15h e a feminina às 16h30. 

    10 de abril – Encerramento: largada da elite feminina, às 11h20, e da elite masculina, às 14h35. 

    Confira a programação completa!

    De olho nas transmissões ao vivo

    Se você não quer perder a oportunidade de vivenciar todas as emoções do evento, assista a transmissão ao vivo pela Red Bull TV. 

    Últimas