Adesão para funcionamento de lojas no feriado é baixa
Na última semana, o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis divulgou que o comércio de Petrópolis está autorizado a funcionar no feriado do Dia da Independência, na quarta-feira, 7 de setembro. Para a abrir a loja, o empresário precisaria protocolar o termo de adesão no site do Sicomércio e entregá-lo na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio. Mas, até a manhã de ontem (05), apenas 80 termos tinham sido entregues.
Segundo o vice presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, José Freire Lopes, o número ainda está baixo. "Pode ser que esse número aumente porque nós estamos dispostos a receber os termos até o último momento, mas, está bem pequena a adesão. Em anos anteriores já chegamos a receber 350 adesões. Esse número, 80, está incluindo lojas do Centro e dos polos da Rua Teresa e Bingen. E, em Itaipava, o acordo anual permite que as lojas abram em todos os feriados", conta José.
José acredita que os empresários ainda estejam receosos porque Petrópolis ainda vive um crise financeira, a exemplo do pais. "As rescisões de contrato, se comparadas aos meses atrás, caíram cerca de 50%, mas, ainda assim, estamos vivendo um momento de entre-safra no comércio. O comércio se divide em seis meses de vendas abundantes e os outros seis podem ser divididos em 90 dias promoções e outros 90 dias de entre-safra. A partir da segunda quinzena de setembro começa a melhorar porque os comerciantes começam a focar nas vendas do final do ano, mas, antes disso, ainda há muito receio com relação às vendas", explica José.
José explica ainda que abrir uma loja em um feriado não é barato. "O Centro lotado não significa que as vendas serão boas, infelizmente. O comerciante da cidade conhece o perfil do consumidor. Apesar de estarmos em uma fase de transição, causada pelas recentes mudanças políticas no país, as propagandas negativas deram uma pausa e acredito que nos próximos meses, a expectativa com relação a vendas possa melhorar. Mas, ainda estamos esperando mais adesões, vamos ver", disse José.
Para abrir a loja, o empresário precisa protocolar o termo de adesão, que está disponível no site do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (www.sicomerciopetropolis.com.br) e entregá-lo na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio. A medida vale para o Centro Histórico, Rua Teresa e Polo de Modas do Bingen e garante compensações aos funcionários que trabalharem no feriado. Mais informações sobre as atividades do comércio petropolitano podem ser consultadas no Sicomércio, através do telefone (24) 2237-0806, pelo e-mail sicomercio.petropolis2011@gmail.com ou indo até a sede do Sindicato, na Rua Irmãos D’Angelo, 48, coberturas 4 e 6.