• Acúmulo de poeira nas ruas pode ocasionar doenças respiratórias: saiba como se prevenir

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/04/2022 11:30
    Por Helen Salgado

    Após as duas tragédias em Petrópolis, as ruas da cidade ficaram cheias de lama. No sol, essa lama seca e vira poeira. Com a liberação do uso de máscara em ambientes abertos e fechados, respirar essa poeira pode fazer mal à saúde. O médico infectologista da Unimed Petrópolis, Maurício Machado, explica o motivo e dá dicas sobre os principais cuidados.

    O primeiro deles, segundo o especialista, é o uso contínuo da máscara para evitar doenças respiratórias. “Destaco aqui um fator que nem sempre é considerado pela população como elemento de prevenção de tais doenças: a umidade do nosso ambiente. Estamos entrando, desde o dia 20 de março, na estação mais seca, quando chove menos, os céus ficam lindíssimos com o azul de sua cor, e a umidade relativa do ar cai bastante, provocando secas e advindo até as queimadas rotineiras de vegetações rasteiras desta época do ano. É recomendável que usemos as máscaras, não somente prevenindo contra a COVID-19, em todas as suas variantes, mas também contra nossa eventual contaminação pela atmosfera poluída biologicamente que logo, nestas próximas semanas a seguir, estaremos respirando em todas as vias públicas da cidade.”

    Ele explica que a poeira das ruas de Petrópolis veio da água do escoamento de lama, a qual, quando seca, libera conteúdos poeirentos, cuja composição física vai determinar a agressividade nas doenças que provoque: bronquites, traqueítes, sinusites, pneumonias e, no longo tempo a seguir, até a evolução para doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como o enfisema pulmonar, por exemplo.

    Principais cuidados

    O infectologista falou também sobre os cuidados que é preciso ter com a poeira das ruas causadas pelas enchentes. “Evitar apresentar-se nos ambientes de rua em que haja dispersão na atmosfera da poeira vinda da lama ressecada.” Maurício destaca as seguintes medidas:

    • usar as famosas máscaras descartáveis sempre que sair em ambiente empoeirado;
    • cuidar da higiene pessoal com banho diário; se possível, desde que esteja num ambiente empoeirado constantemente, tomar dois banhos, pelo menos, por dia, lavando as roupas que estava usando desde o último banho;
    • caprichar nas práticas de hidratação corporal, bebendo quantidades adequadas de líquidos, reduzindo o consumo de sal na dieta;
    • fazer a lavagem das narinas com soro fisiológico e aplicar água no rosto, secando a face com toalhas de papel. Além disso tudo, claro, deve-se tomar cuidado em não levantar poeira com varreções de rua que não sejam necessárias, por exemplo.

    Limpeza do ar-condicionado

    Outro detalhe importante é a limpeza dos filtros dos aparelhos de ar-condicionado de escritórios, salas de trabalho, gabinetes odontológicos e consultórios médicos. O médico alerta, que para tal atividade deve-se chamar equipes devidamente qualificadas.

    Últimas