• Acúmulo de lixo da rampa do Parque São Vicente preocupa frequentadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/08/2020 16:30

    A busca por uma escapada do isolamento social tem levado muita gente a optar por alternativas de lazer ao ar livre. Uma consequência disso foi o aumento recente no número de visitantes na rampa de voo livre do Parque São Vicente. Porém, além de registros de aglomeração, o que vai contra as medidas de distanciamento social preconizadas para evitar a propagação da Covid-19, o acúmulo de lixo descartado de forma irregular no local também se torna uma preocupação.

    Na semana passada, o profissional de educação física Luiz Henrique Almeida publicou um vídeo em suas redes sociais mostrando o excesso de lixo descartado no entorno da Rampa de Voo Livre. Segundo ele, nas últimas semanas, em que retomou os treinos de corrida nas trilhas e no parque notou que o número de visitantes aumentou, assim como o lixo espalhado. Além da poluição visual, o lixo descartado na natureza compromete o ecossistema.

    No vídeo Luiz mostra garrafas de bebida alcoólica, latas de refrigerante, embalagens de pizza, entre outros materiais, e faz um desabafo para que as pessoas se conscientizem e levem seus lixos. “Precisa partir da população essa educação. É um lugar utilizado por outras pessoas, precisa de mais conscientização. Os locais abertos são utilizados para a prática de esporte para quem não está indo nas academias. As pessoas se refugiam nas trilhas, mas estão esquecendo o lixo”, disse.

    No começo de agosto a Prefeitura municipalizou a Rampa e entregou a administração para as entidades Petrópolis Voo Clube e a Associação de Parapente de Petrópolis, com a participação da associação de moradores do local. Segundo Geraldo Magela, vice-presidente do Petrópolis Voo Clube, com o auxílio da Secretaria de Meio Ambiente, já foram instaladas placas de sinalização e estão sendo providenciadas lixeiras fixas para minimizar este problema imediato do descarte de lixo.

    Segundo Magela, as entidades estão se organizando e planejando as melhorias para que sejam executadas logo no início do próximo ano. Está prevista a instalação de banheiros e está sendo estudado um horário de fechamento da rampa, para evitar que haja bagunça à noite. Por causa da pandemia, todos os campeonatos estão suspensos, mas com a municipalização e melhorias na pista, a expectativa é de que o local se torne referência para os campeonatos no estado.

    Últimas