Açúcar tira a acidez do molho de tomate ? (Receita de molho de tomate caseiro)
Eu tenho certeza que você já viu alguém colocando um tiquinho de açúcar no molho de tomate pra “tirar a acidez”, não é mesmo?
Mas, ao contrário do que crescemos ouvindo, o açúcar não tira a acidez do molho de tomate.
O que acontece é, que o açúcar mascara a acidez por conta do contraste do doce com o ácido. Quanto mais doce, menos percebemos a acidez. Pensa numa limonada? Ácida né? Conforme adicionamos açúcar, ela fica docinha e não percebemos tanto a acidez do limão. A mesma coisa acontece com o molho de tomate. O açúcar não possui nenhuma atividade química capaz de reduzir ou alterar o ph ácido do molho.
E pensando em resolver esse problema, o que podemos fazer?
O tomate é um não é um fruto ácido, mas, ao ser cozido ele libera substâncias ácidas.
A solução mais eficaz, é utilizar bicarbonato de sódio para neutralizar as substâncias ácidas presentes no molho. Podemos usar ½ colher de chá para aproximadamente 1 litro de molho. Não exagere na quantidade para não obter um molho amargo.
Uma alternativa é cozinhar uma cenoura junto com o molho de tomate. Ela também ajuda a equilibrar a possível acidez do seu molho de tomate.
E como fazer um bom molho de tomate? Você sabe?
Abaixo tem uma receita coringa pra você fazer e utilizar sempre que precisar. E o melhor: você pode congelar por até 3 meses!
Molho de tomate caseiro
Ingredientes:
1 kg de tomate;
1 cebola bem picadinha;
3 dentes de alho amassados;
½ colher de chá de bicarbonato de sódio;
Sal, pimenta do reino, louro e folhas de manjericão á gosto.
Modo de Preparo:
Com delicadeza faça um X com a ponta de uma faca afiada na base de cada tomate. Leve para ferver. Assim que a casca do tomate der uma levantada, escorra e espere esfriar. Retire a casca dos tomates.
Caso queira um molho lisinho, pique os tomates e retire as sementes. Se quiser um molho mais rústico e aproveitar o tomate inteiro, pode se inclusive pular o processo de retirar as cascas e picar os tomates inteiros.
Numa panela doure a cebola no azeite e acrescente o alho. Deixe dourar levemente, acrescente os tomates e refogue os. Assim que começar a soltar água, coloque o sal, a pimenta, e o louro. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar, e se diminuir muito de volume, acrescente um pouquinho de água. Assim que tiver encorpado e apurado, confira os temperos, retire a folha de louro, e acrescente o bicarbonato. Mexa bem. Desligue o fogo e acrescente o manjericão, caso queira.