Ações de higienização e desinfecção continuam em Petrópolis
Os serviços de higienização e desinfecção de bairros continuam sendo realizados pela Prefeitura e pela Águas do Imperador. Nesta terça-feira (24), a ação está sendo promovida nas localidades do Bataillard (Bingen) e no Amazonas (Quitandinha). Desde o último sábado, dia 21, o serviço atendeu o Centro, Independência, Quitandinha, Alto da Serra, Caxambu e Mosela. Para os próximos dias está previsto a ação para a Posse, Araras, Bairro Castrioto, Duarte da Silveira, Comunidade do Neylor, Comunidade do Alemão, Bela Vista e Alcobacinha. Segundo a Prefeitura, o reforço nas ações de limpeza é uma medida preventiva ao coronavírus e também está acontecendo nas empresas de ônibus.
No Bataillard, o serviço feito pela Águas do Imperador percorreu o bairro com uso de água, sabão e cloro para realizar a higienização do local. A Comdep também realizou o trabalho nesta terça no Amazonas utilizando a mesma fórmula para promover a desinfecção.
Outra medida para prevenir a propagação do coronavírus é a limpeza dos ônibus, que segue sendo reforçada pelas empresas. A Cidade das Hortênsias, por exemplo, que já fazia diariamente a lavagem na garagem dos 36 veículos que atendem cerca de 20 mil passageiros, reforçou a desinfecção dos coletivos. A medida também foi seguida pelas demais empresas que atuam no município.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro) além das medidas de limpeza, as empresas de ônibus seguem orientando os colaboradores a adoção de práticas de prevenção, assim como a diminuição do contato com os passageiros.
“O trabalho de higienização está sendo feito sistematicamente, sem qualquer tipo de pausa. Ainda assim, contamos com a ajuda dos nossos clientes, pois cada cidadão precisa ser responsável por manter seus cuidados pessoais de higiene e prevenção, o que faz grande diferença nesse momento”, disse Carla Rivetti, gerente do Setranspetro.
Confira as recomendações do Setranspetro para a usuários de coletivos:
As empresas de ônibus reforçam que, assim como em qualquer ambiente no município, é obrigatório o uso de máscara de proteção respiratória nos coletivos. Ainda com relação à higiene pessoal, é recomendado que o cliente utilize o cartão Riocard Mais como meio de pagamento de passagem, ao invés do dinheiro, já que o cartão permite ser higienizado e diminui a propagação de vírus, bactérias e fungos.
Durante o deslocamento no transporte público, é necessário que os passageiros mantenham abertas as janelas dos ônibus. Segundo os parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a renovação do ar no interior dos coletivos é 63% superior que a vazão exigida em ambientes fechados como supermercados e bancos.
O Setranspetro ainda sugere que as autoridades dos mais variados segmentos e serviços econômicos pensem em uma organização sistemática alternativa de liberação de entrada e saída de pessoas em diferentes horários, evitando assim a aglomeração destes nos pontos de ônibus e coletivos.
Segundo o Setranspetro, atualmente, a operação é realizada de forma dinâmica e adequada à demanda do momento, seguindo o plano de abertura gradual das atividades econômicas e sociais da cidade. Com oferta superior à demanda, as empresas seguem atentas e preparadas para efetuar adaptações diárias e semanais, tendo como objetivo garantir a circulação dos ônibus.