• Acidente de avião no Amazonas com 14 mortos: o que se sabe até agora

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/09/2023 10:40
    Por Estadão

    Um avião de pequeno porte com turistas caiu na tarde de sábado (16) na região de Barcelos, no interior do Amazonas, e deixou 14 mortos. As autoridades ainda vão investigar as causas da queda, mas as informações preliminares são de que o mau tempo contribuiu para o desastre.

    Veja o que se sabe até agora:

    Quem estava no voo?

    Uma das vítimas foi o empresário Gilcrésio Salvador Medeiros, 74 anos, dono da pousada Serra da Mesa, em Niquelândia (GO), a aproximadamente 260 quilômetros de Brasília. “Ele se foi de uma forma inesperada, mas estava indo fazer o que mais amava na vida: pescar”, foi postado no perfil oficial da pousada.

    Qual era o trajeto no voo?

    O avião partiu de Manaus rumo a Barcelos, a aproximadamente 400 quilômetros da capital amazonense, na margem direita do Rio Negro.

    O avião estava regular?

    A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para avaliar a queda da aeronave de matrícula PT-SOG.

    De quem era a aeronave?

    Em nota publicada em rede social, a empresa disse lamentar “profundamente” o caso. “A segurança dos passageiros e tripulação é sempre a prioridade da Manaus Aerotáxi, por isso estamos certos que a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil necessárias à aeronavegabilidade, e estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente”, destacou.

    Por que o avião caiu?

    “O tempo estava muito ruim. Na tentativa de pousar, aconteceu essa tragédia”, disse ao Estadão o prefeito de Barcelos, Edson Mendes (MDB).

    Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, há relatos de que a aeronave teria pousado no meio da pista e não teria espaço suficiente para frear, o que ainda não foi confirmado.

    “Acidentes não têm uma causa única, e todos os fatores serão analisados. Em breve, um relatório será divulgado”, declarou o brigadeiro Alcoforado.

    Por que Barcelos é um destino turístico?

    O voo era destinado a levar turistas para pescar no Alto Rio Negro. O destino ecoturístico é buscado por acumular recordes de grandes tucunarés (que podem superar um metro de comprimento) e pelos peixes ornamentais em geral. Barcelos reúne cerca de 700 ilhas e é o 2º maior município do País. Os operadores de turismo locais chegam a oferecer serviços com barco-hotéis, com roteiros de dias.

    A alta temporada da pesca desportiva vai de setembro a março. Neste mês, o governo estadual anunciou a expectativa de atrair mais de 30 mil turistas, do Brasil e do exterior, nesta temporada. A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) estima que Barcelos concentra quase metade do turismo de pesca do Estado e que a temporada atual movimentará R$ 500 milhões, direta e indiretamente.

    Últimas