• ACEP encerra ciclo de palestras de 2024 com o tema “Inovação nas Periferias”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/nov 12:53
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

    Nesta terça-feira (26), a Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP) promove a última edição do ciclo de palestras “Encontros ACEP – Cidades Inteligentes em Pauta”, destacando o tema “Inovação nas Periferias – Estratégias Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano Inclusivo”. O evento contará com a presença de José Alberto Aranha, conselheiro do PISTA Rocinha (Parque de Inovação Social Tecnológico e Ambiental da Rocinha).

    A palestra será realizada na sede da ACEP, a partir das 8h, e abordará como a inovação tecnológica pode promover inclusão e transformar realidades em regiões periféricas. O PISTA Rocinha será apresentado como exemplo de sucesso, mostrando como a maior favela do Rio de Janeiro está sendo transformada em um polo de desenvolvimento socioambiental e tecnológico.

    Ao longo de 2024, o projeto “Encontros ACEP – Cidades Inteligentes em Pauta” promoveu nove edições, consolidando-se como um espaço estratégico para debater soluções práticas para transformar Petrópolis em referência no conceito de “cidade inteligente”. Temas como georreferenciamento, eletromobilidade, inteligência artificial na saúde pública e transição energética foram abordados em edições anteriores, reunindo especialistas, empresários e representantes de instituições renomadas.

    Na palestra de encerramento, José Alberto Aranha apresentará os cinco núcleos que estruturam o projeto PISTA: Escritório de Projetos e Negócios; Geradora de Negócios; Living Lab; Observatório e Laboratório de Saberes.

    Essas iniciativas integram infraestrutura tecnológica, capacitação e negócios de impacto, gerando benefícios sociais e econômicos para a comunidade. Aranha também discutirá como o conceito pode ser adaptado a Petrópolis, promovendo inclusão digital e capacitação em diferentes regiões do município.

    José Aranha abordará como o conceito do projeto PISTA pode ser adaptado a outras regiões, incluindo Petrópolis. “Não podemos pensar em Cidades Inteligentes sem integrar todas as regiões, incluindo as periferias”, enfatiza Humberto Medrado, Diretor de Formação e Desenvolvimento Empresarial da ACEP.

    Parcerias e apoio

    O ciclo contou com o apoio de importantes instituições como CDL, CEFET/RJ, EMATER-RJ, Estácio de Sá, FAETERJ, FIOCRUZ, FIRJAN, SEBRAE, SERRATEC, UCP, UNIFASE, entre outras. Nesta última edição, o evento recebe também o suporte especial do PISTA Rocinha.

    A ACEP encerra 2024 reforçando o compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável, reafirmando a importância de integrar todas as regiões de Petrópolis no conceito de cidades inteligentes.

    Últimas