• Ação social leva magia do cinema a mais de cem crianças

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/10/2017 15:00

    Ver o mundo com maior percepção, absorver os ensinamentos e a beleza da vida com mais emoção, é certamente o sentimento das crianças petropolitanas que receberam, de graça, seus óculos de grau no último fim de semana. Mais de cem alunos da rede pública participaram da Ação Social do II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis, que cresce a cada ano, em parceria com a Prefeitura e iniciativa privada.

    “Ter acesso aos óculos é, sem dúvida, mágico pra essas crianças! É uma forma de valorizar o sonho, de ampliar a emoção e isso também tem tudo a ver com cinema” –diz Luciana Pacheco, uma das idealizadoras do Festival Imperial de Cinema.

    Na entrega dos óculos às 112 crianças que, de imediato, participaram do Festival assistindo ao filme “As Aventuras do Pequeno Colombo”, na UCP Campus Benjamin Constant, os secretários Silmar Fortes, de Saúde, Denise Quintella, de Assistência Social, e a Primeira Dama Sabrina Noel Rossi, asseguraram que a ação vai continuar. Segundo as diretoras do evento, Luciana Pacheco e Daniela Brescianini, a meta é chegar a 400 óculos doados, conquistados pelo Festival.

    O menino Arthur Mateus, 7 anos, da Escola M. Salvador Kling, não cabia em si de satisfação e assistiu ao filme com tanta atenção que ficou imóvel até o final: “muito bom, a lente deixa tudo mais nítido, emocionante o filme”. A mãe, Renata Araújo da Silva, contou que ele já usava óculos, mas desempregada ela não tinha condições de atualizar o grau. Raissa Machado da Silva, 9 anos, da E. M. Jandira Bordignon, usou os óculos pela primeira vez: “agora estou vendo melhor. Era difícil fazer o dever de casa”. A mãe Mª Luisa Machado, satisfeita com a doação, disse que a menina enxergava pouco e que se preocupava com os estudos mas estava esperando “as coisas melhorarem pra fazer os óculos”. Paulo César da Cruz Jr., 7 anos, da E. M. Nilo Peçanha, veio de Pedro do Rio para receber os óculos, sorria muito e estava sem palavras com a novidade. A mãe, Juciara Fonseca da Cruz, era só sorrisos: “ele não conseguia estudar e eu não tinha oportunidade de comprar os óculos”.

    A parceria promovida pelo II Festival Imperial de Cinema conseguiu unir na Ação Social, Óticas Carol, Carl Zeiss, Ofalto Clínica de Petrópolis, Clínica Santa Júlia e a Prefeitura no Projeto Visão do Futuro. A Dra.Ana Luisa Aleixo, da Oftalmo Clínica, estava empolgada: “é um dia de sorrisos, enxergar bem faz toda a diferença e esperamos que seja um instrumento de transformação na vida dessas crianças”. Daniela Brescianini, diretora do Festival, como empresária considera que “não há como não pensar no outro. Um evento cultural já é instrumento de transformação e com a ação social estamos agindo na prática”. Elen Correia, da Óticas Carol, disse que o “momento é emocionante, me sinto realizada em poder contribuir com o projeto”. Neste dia ainda foram sorteadas para as crianças quatro bicicletas doadas pela Recicle Bike.

    A Primeira Dama Sabrina, somou com o sentimento de todos os envolvidos de que a vida de uma criança pode mudar quando ela ganha os óculos: “O Festival englobou a cultura com a preocupação social num casamento perfeito. Isso muda a vida emocional do aluno”. A empreitada de toda a Ação Social capacitou 60 professores para a triagem, 1720 crianças foram avaliadas nas escolas, foram feitas 261 consultas (115 na Santa Júlia e 146 na Oftalmo Clínica).


    Últimas