• Ação faz cadastramento dos usuários do BPC/LOAS ao Cadastro Único

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/11/2018 11:15

    Neste sábado (1°), uma grande ação será realizada pela Secretaria de Assistência Social para cadastramento ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como LOAS. O programa é voltado para idosos acima de 65 anos e deficientes físicos que precisam ser incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A convocação visa atender o prazo para a regularização do registro, que vai até dia 31 de dezembro. Estima-se que em Petrópolis mais de 3000 usuários compareçam às unidades de atendimento.

    Os agentes da Assistência Social estarão concentrados neste sábado nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Centro – Rua Dr. Sá Earp, 39; de Itaipava – Estrada União e Industria, 11.860; e no Centro Administrativo – Barão do Rio Branco, 2.846.

    Para efetuar o cadastro as pessoas precisam apresentar os documentos, Identidade e CPF, do idoso ou deficiente beneficiado, e de todas as pessoas que residem na mesma casa. Além dos já cadastrados atualmente no BPC/LOAS, o município precisa incluir outras 2400 pessoas que estão dentro do perfil do benefício.

    A estrutura montada pela Secretaria de Assistência Social visa garantir que nenhuma pessoa dentro do perfil deixe de receber o benefício. Passado o prazo de 31 de dezembro, quem não estiver incluído no Cadastro Único, pode deixar de receber o auxílio. Através do programa, os idosos acima de 65 anos e deficientes, que vivem com até R$ 238, correspondente a uma renda per capita de 1/4 do salário mínimo, têm o direito ao benefício.  O BPC destina o valor de um salário mínimo para as pessoas que vivem dentro desse quadro.

    Em Petrópolis, a prefeitura e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinaram um termo de cooperação em fevereiro que atende às novas regras do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que determinou aos beneficiados realizar o cadastro para manter o recebimento da renda concedida pelo INSS.

    Além do incremento financeiro, a inclusão dos usuários do BPC ao Cadastramento Único permitirá que as pessoas recebam outros benefícios garantidos pelo Governo Federal. Através do sistema, são computadas informações sobre a família, além de características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros dados.

    Quem não conseguir comparecer para o cadastramento neste sábado pode recorrer a uma das unidades do CRAS no município, que estão localizados nos bairros, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

    CRAS Quitandinha – Rua Alagoas, s/nº – Quitandinha.

    CRAS Centro – Rua Dr. Sá Earp, nº 39 – Centro.

    CRAS Retiro – Rua Henrique Dias, 221 – Retiro.

    CRAS Posse – Estrada União e Indústria, S/N, ao lado do CIEP Gabriela Mistral (CEU da Posse).

    CRAS Corrêas – Rua Vigário Correa, 443 – Corrêas.

    CRAS Vale do Carangola – Rua Waldemar Vieira Afonso, 19 – Antiga ONG – Vale do Carangola.

    CRAS Itaipava – Estrada União e Indústria, 11.860 – Itaipava.

    CRAS Madame Machado – Rua Geraldo Lourenço Dias, s/nº (ponto final do ônibus 704) – Madame Machado.

    Últimas