• Acampamento de moradores de rua chama atenção na Vila Macedo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/02/2018 11:28

    A Vila Macedo, que dá acesso a um dos principais prédios comerciais do Centro da cidade, está se transformando em um acampamento de moradores de rua. Na calçada é possível encontrar colchões, roupas, cobertores e carrinhos de supermercado. Quem passa pelo local fica assustado com a movimentação e a quantidade de pessoas que parecem morar nas ruas da vila. 

    De acordo com moradores e pessoas que trabalham próximo ao local, o problema é antigo. As pessoas em situação de rua são conduzidas pela Prefeitura para os centros de acolhimento da cidade, mas bastam algumas semanas para que elas retornam, às vezes até em maior número.

    A equipe da Tribuna esteve no local nesta quarta-feira (7) e flagrou um homem e uma mulher dormindo, no meio da tarde, em colchões e camas improvisadas. De um lado da rua, papelões e lixo seco, que, tudo indica, estão sendo depositados ali pelos próprios moradores de rua. Do outro lado, um tapume que protege parte de um dos prédios se transformou em armário de roupas. 

    “É uma situação triste, mas nós não temos o que fazer. Eles voltam todos os dias”, disse uma pessoa que circula pela região todos os dias e não quis se identificar. Segundo moradores, à noite a situação piora e muita gente usa a via também para consumo de drogas. 

    Questionada sobre a situação de abandono da vila, a Prefeitura informou que a coleta de lixo no local segue sendo feita regularmente, todos os dias, no período noturno. Em relação à presença de pessoas em situação de rua, uma equipe formada pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep, Guarda Civil e Assistência Social está se mobilizando para fazer a abordagem destas pessoas e oferecer acolhimento no Centro POP (Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua) e no NIS (Núcleo de Integração Social ). A Prefeitura ressalta, no entanto, que as pessoas devem aceitar o acolhimento. Em seguida, será feita a remoção de objetos..

    Últimas