Academia Petropolitana de Letras comemora 101 anos com programação especial
A Academia Petropolitana de Letras completa 101 anos no dia 3 de agosto de 2023. Para celebrar a data, a APL preparou uma programação especial, que vai contar com sessão solene no Palácio de Cristal, inauguração da nova sede administrativa e missa em ação de graças.
A instituição, uma das primeiras Academias de Letras do Brasil, surgiu em um momento de renovação artística no país, impulsionadas pela Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Em meio a uma nova visão sobre os processos artísticos e toda efervescência cultural, três intelectuais petropolitanos criaram a então Associação Petropolitana de Ciências e Letras.
Ao longo de sua trajetória, a APL teve um papel pioneiro ao admitir mulheres, desafiando padrões conservadores e permitindo que escritoras femininas se destacassem em um cenário predominantemente masculino. Na década de 1920, Nair de Teffé Hermes da Fonseca tornou-se a primeira presidente da então Associação Petropolitana de Ciências e Letras, causando certo escândalo na sociedade da época. Coube a ela a transformação de Associação para Academia Petropolitana de Letras, no fim da sua gestão, que durou de 1928 a 1932.
Atualmente, a Academia conta com 40 cadeiras, seguindo o modelo francês, e tem em seus quadros o Professor Joaquim Eloy Gomes dos Santos. O decano completa 90 anos em 2023, sendo 40 de dedicação à instituição. Joaquim Eloy é filho de um dos idealizadores da então Associação Petropolitana de Ciências e Letras, Joaquim Gomes dos Santos.
Ao longo do ano, a Academia promove atos públicos, como lançamentos de livros, palestras, debates, concursos literários, envolvendo estudantes das escolas públicas, e a organização de obras que contam a história da cidade.
“São quatro anos a frente da Instituição e cada ano que passa reforçamos o compromisso em inovar, avançar nas atividades da Academia e mantê-la ativa no cenário cultural de Petrópolis, perpetuando o legado deixado por seus membros ao longo dos anos”, ressaltou Leandro Garcia, presidente da APL.
Programação – 101 anos da APL
Para celebrar os 101 anos, foi preparada uma programação especial, com eventos marcantes, que ressaltam a contribuição à literatura e à cultura local.
Um momento de celebração e reconhecimento à importância histórica da APL e do legado deixado por seus membros ao longo dos anos.
Como parte da programação, no dia 5 de agosto, será inaugurada a nova sede administrativa, no Edifício Pio XII, na Rua Marechal Deodoro, 119, no Centro de Petrópolis, às 11h. Após mais de três décadas de funcionamento na Casa Cláudio de Souza, cedida pelo Museu Imperial, a APL contará agora com uma sede própria para guardar sua valiosa documentação, arquivo e biblioteca. O novo espaço também vai democratizar o acesso à biblioteca, que conta com mais de 3 mil documentos, cartas, atas de sessões da Academia, recortes de jornais históricos de Petrópolis e fotografias, abrindo suas portas para pesquisadores e o público interessado.
Para finalizar as comemorações, no dia 06, será celebrada uma Missa em Ação de Graças, às 10h. Por conta da presença significativa dos frades franciscanos na história da Academia, e, em homenagem a essa conexão, a celebração dos 101 anos será na Igreja do Sagrado Coração.
Os interessados em conhecer mais sobre a Academia Petropolitana de Letras e acessar sua biblioteca especializada em literatura petropolitana, podem agendar visitas pelo e-mail: academia.petropolitana.letras@gmail.com. As sessões da Academia são abertas ao público e ocorrem mensalmente aos sábados. A agenda do segundo semestre estará disponível, em breve, no site da APL e nas redes sociais.