• Academia Petropolitana de Letras – 100 anos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/08/2022 15:54
    Por José Afonso B. de Guedes Vaz

    Em tempos conturbados como estes em que vivemos, plenos de preocupações de ordens diversas e das quais ninguém está livre, eis que, para a alegria e orgulho de nossa cidade, a APL completa seu centésimo aniversário, resultado de ter o povo petropolitano sido capaz de entender a relevância desta instituição, sinal claro de que sabemos da importância do nosso passado cultural e literário, o que, com toda certeza, nos dá melhor compreensão e visão mais clara do nosso momento presente e, consequentemente, descortina para nós um futuro mais generoso, afinal, só por meio da educação e do conhecimento se pode chegar mais longe.

    O futuro nunca deixará de ser uma incógnita, mas para aqueles que conhecem e honram a sua história, há sempre maiores e melhores chances de esperança por tempos mais justos, e por isso mesmo, mais felizes.

    Quem dera daqui para a frente pudessem as gerações vindouras ter oportunidade de acesso à literatura, à cultura, e ao desenvolvimento pleno de suas vocações – que futuro promissor estaríamos a vislumbrar! Quantas mentes brilhantes já não devem ter sido desperdiçadas por absoluta marginalização cultural.

    A desigualdade social de que somos vítimas e que resultam na enorme gama de mazelas que ocorrem no país emperra nosso crescimento como um todo. Mas acontecimentos como o centenário da APL não podem deixar de ser vistos como uma luz no fundo do túnel e foi por esta razão que seu aniversário foi amplamente comemorado na semana que se encerrou.

    Tratou-se de uma jubilar comemoração, abrilhantada por aqueles que a distinguiram com belíssimas palestras em momentos que sensibilizaram aqueles que as ouviram. Patente ficou, em consequência, que as academias não são apenas para que delas venham ser proferidas belas palavras pelos mais cultos…. não! As Academias de Letras representam, sem dúvida, uma oportunidade para todos os que estão em busca do conhecimento ou do aperfeiçoamento daquilo que aprenderam, um campo perfeitamente aberto para ser aproveitado de modo que novas vozes venham a surgir e sejam ouvidas com respeito e admiração.

    Cem anos de vida comemorou a nossa APL sem que houvesse ocorrido qualquer interrupção desde a sua criação, a 3 de agosto de 1922.

    Nas festividades que foram levadas a efeito ficou bastante evidente quanto à importância da mesma para a cidade de Pedro — e isso foi deixado consignado pelos muitos oradores que tiveram oportunidade de palestrar para um público fascinado pelo saber.

    Deixo aqui apenas uma pequena pincelada do muito que ocorreu durante os dias 3 e 6 de agosto, culminando com a missa rezada pelo Revmo. Bispo de Petrópolis, D. Gregório Paixão que, também, certamente, por desígnios Superiores, por sua alta capacidade pessoal e extremo conhecimento a propósito dos objetivos de nossa Arcádia literária, veio a se tornar um dos quarenta membros que fazem integrar os quadros da APL, entidade respeitada e que tantos exemplos já fez propagar durante sua invejável trajetória, a qual, temos certeza, prosseguirá na formação e acolhimento de qualquer pessoa que abrace a literatura na plena convicção de que um dia poderão representar a nossa cidade e o nosso Brasil no mundo, lembrando-se ter frenquentado esta escola notável, a Academia Petropolitana de Letras.

    Que a sua duração seja perene, sempre recepcionando vultos da cultura em suas cadeiras e que possa, também, abrigar todos aqueles que venham a buscá-la com a finalidade do saber, do conhecimento, imbuídos da indiscutível convicção de que quem conhece e respeita o passado poderá melhor vivenciar o presente, e também o futuro.

    E as academias representam, com suas portas abertas, a oportunidade para os que desejam prosseguir suas vidas fundamentadas no conhecimento, nos seus mais diferentes matizes. Parabéns à nossa querida APL!

    Últimas