Doença tem maior incidência em jovens entre 18 e 30 anos
O mês de abril é de conscientização do câncer de testículo. A doença corresponde a 5% do total de câncer entre os homens. Oncologista do Centro de Terapia Oncológica (CTO) de Petrópolis, Pedro Ismael explica que a campanha Abril Lilás chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura.
Segundo o especialista, a doença tem maior incidência em jovens entre 18 e 30 anos. Entre os sintomas, ele destaca dores e inchaço nos testículos.
Já o diagnóstico da doença, consiste na consulta com o especialista e a realização de exames de imagem, como tomografias, ultrassonografias e ressonâncias.
“O tratamento geralmente é cirúrgico e, em poucos casos, recomenda-se radioterapia e/ou quimioterapia. Vale sempre dizer que todos os tumores identificados em fases primárias são passíveis de tratamento e cura. Portanto, ao sinal de qualquer sintoma, o paciente deve procurar um especialista.”, afirma Pedro Ismael.
Entre os fatores de risco da doença estão: histórico familiar, infertilidade, histórico prévio em testículo contralateral e criptorquidia, que é a não descida de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal.