• Abertura do Outubro Rosa da APPO acontece nesta sexta, no Hospital Alcides Carneiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2021 09:23
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Hospital Alcides Carneiro, referência em atendimento oncológico em Petrópolis, vai ser o palco da cerimônia de abertura deste ano do Outubro Rosa realizado pela APPO. A solenidade de abertura, seguida de uma benção especial, acontece nesta sexta (1), às 17h30.

    Durante a cerimônia será apresentada a programação a ser realizada durante todo o mês de outubro, como rodas de conversa, palestras e ações que serão realizadas junto a Secretaria Municipal de Saúde, nos Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município.

    Além de ser referência em atendimento a pacientes com câncer, em Petrópolis, o Hospital Alcides Carneiro foi o local escolhido para a cerimônia de abertura para chamar a atenção da sociedade e do poder público para a importância do trabalho realizado no local, da manutenção do espaço e, principalmente, de investir na qualidade do atendimento prestado.

    “A intenção da APPO é dar um grande abraço no Hospital Alcides Carneiro, para que todos tomem ciência da importância do hospital para os pacientes com câncer. O HAC uma UNACON, Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, sendo referência para quem busca o cuidado, com exames periódicos que possibilitam o diagnóstico precoce, além da cirurgia, tratamento e acolhimento durante todo o tratamento”, destacou Ana Cristina Mattos, presidente voluntária da APPO.

    O Hospital Alcides Carneiro detêm condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada, de alta complexidade, para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes na sociedade. Exames de mamografia, ultrassom e ressonância magnética são oferecidos na unidade e primordiais para a detecção precoce. Descobrir a doença no estágio inicial é vital, pois aumenta as chances de sobrevida.

    Para a coordenadora das áreas de Ginecologia e Mastologia do Hospital Alcides Carneiro, Marilda Plácido, receber a abertura do Outubro Rosa é de extrema importância, para unir o evento que incentiva o cuidado e a detecção precoce do câncer de mama com o Hospital, que é referência no atendimento deste tipo de doença.

    “O Outubro Rosa traz a necessidade da mulher se cuidar, e nada mais simbólico que a abertura da programação ser feita no hospital que é referência para o atendimento delas, já que possui a única maternidade pública do município, e realiza cirurgias ginecológicas e oncoginecológicas”, pontuou Marilda Placido.

    Para a diretora administrativa do HAC, Ronye Faraco, receber a abertura do Outubro Rosa é um reconhecimento que mostra que o hospital está no caminho certo. “O HAC é um hospital de referência para o diagnóstico e tratamento cirúrgico do câncer de mama; temos uma equipe especializada e comprometida com esta causa. Seguimos trabalhando diariamente para melhorar os protocolos, para dar mais agilidade ao atendimento e à realização dos procedimentos, pois sabemos a diferença que isso faz para o tratamento dos nossos pacientes. Agradecemos a APPO pela parceria tão importante em prol do combate a uma das doenças que mais mata mulheres”.

    “Ter no Hospital Alcides Carneiro a abertura do Outubro Rosa é uma alegria para todos nós. Nos sentimos honrados e agradecemos à APPO que presta um serviço diferenciado aos pacientes oncológicos e a cidade. O Outubro Rosa é um movimento tradicional e de suma importância para dar visibilidade a questão da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Como maior hospital público da cidade o HAC, participa deste movimento como unidade que tem um papel fundamental no atendimento aos pacientes oncológicos, que aqui encontram a infraestrutura e o suporte para o diagnóstico e tratamento cirúrgico necessários. Importante citar que em nenhum momento os atendimentos de oncologia de urgência pararam durante a pandemia. A direção do HAC vem trabalhando para agilizar o fluxo de atendimentos para que possamos oferecer na rede pública um serviço cada vez melhor aos pacientes”, destaca o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

    Com o tema “O Normal Mudou, o Câncer Não”, a campanha deste ano vem tratar das mudanças ocorridas em função da pandemia da Covid-19, enfatizando a importância do tratamento de câncer, além, claro, de promover junto à sociedade ações de prevenção, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer. Neste sentido, a APPO vem promovendo na cidade, desde 2009, o Outubro Rosa.

    Para a Cerimônia de Abertura do Outubro Rosa serão tomados todos os cuidados em relação à prevenção à Covid-19, como distanciamento, uso obrigatório de máscara e limpeza das mãos por meio de álcool. Além do Outubro Rosa, durante todo o ano, a APPO promove ações de conscientização e presta assistência a pacientes em tratamento de câncer e familiares, por meio da Casa de Apoio, entrega de cestas básicas, empréstimo de perucas e está sempre em busca, junto ao poder público, de um melhor atendimento para os pacientes com câncer, além de outras ações.  

    Todo trabalho realizado só é possível graças às doações de pessoas da sociedade civil e empresários. Se você também quer fazer parte desta corrente do bem, as doações podem ser feitas por meio da Chave Pix, que é o CNPJ da Associação: 36.548.949/0001-78. Após a operação, é importante enviar o comprovante para o WhatsApp (24) 99276-9832, para atualização de cadastro e geração de recibo.

    Mais informações podem ser obtidas na sede da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, localizada à Rua Visconde da Penha, nº 72 – Centro – Petrópolis – RJ, por meio do telefone fixo (24) 2242-0956, do WhastsApp (24) 99274-1377, do site www.appo.org.br, do e-mail appo@appo.org.br ou ainda das mídias sociais Facebook (https://www.facebook.com/appo.org) e Instagram (https://www.instagram.com/associacaopetropolitana/).

    Últimas