• Abertas inscrições para 250 vagas em cursos de confecção e moda em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/03/2020 11:31

    A Firjan SENAI, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Confecção de Petrópolis (Sindcon), está com inscrições abertas para 250 vagas gratuitas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento ao longo de 2020. Grande parte dessas vagas serão para cursos novos que foram adicionados à grade deste ano.

    As vagas são direcionadas para trabalhadores da indústria e seus dependentes, desempregados que já tenham atuado na indústria e público em geral. Com isso, o objetivo da parceria Firjan SENAI e Sindicato é preparar profissionais para atender a demanda de capacitação da indústria e do mercado de trabalho.

    Os cursos de qualificação são voltados para o desenvolvimento de competências e a formação do perfil profissional de jovens e adultos. Já os cursos de aperfeiçoamento focam na atualização de pessoas com experiência profissional na área.

    Entre os cursos qualificação disponíveis estão: Costura; Modelista e Confecção de Bolsas em Tecidos.

    Já para os cursos de aperfeiçoamento, que requerem conhecimentos na área, as oportunidades ofertadas são para Costura para Tecido Plano; Modelagem Feminina em Tecido Plano; Retalhe Criativo – Upcycling; Acabamento e Qualidade de Costura para o Desenvolvimento de Produto – Tecido Plano; Modelagem e Encaixe no Sistema Audaces; Regulagem Básica de Máquina de Costura e Logística Sustentável.

    Leia também: Firjan SESI abre 240 vagas gratuitas para curso Pré-Enem em Petrópolis

    Nos últimos dez anos, mais de 2.500 pessoas se formaram em cursos oferecidos pela Firjan SENAI, em parceria com o Sindcon. Outras 800 pessoas foram capacitadas em projetos também desenvolvidos pelas duas entidades em parceria com Organizações Não Governamentais e instituições beneficentes.

    “Durante muitos anos formamos profissionais em conhecimentos básicos e que eram fundamentais para o crescimento das indústrias e para o aumento da demanda. A partir de agora nosso foco será no aperfeiçoamento dessas competências e o aprimoramento das habilidades dos profissionais, tanto que em alguns casos é preciso já ter experiência ou ter feito cursos básicos”, afirma o presidente do Sindcon, Addison Meneses.

    O empresário lembra ainda que os novos cursos deverão contribuir para que profissionais de moda e empresas possam aproveitar as novas oportunidades do segmento de moda que não param de crescer. “O mercado da moda sofre transformações constantes diante de fatores como a globalização e a rápida evolução das tecnologias, gerando novas formas de pensar, produzir e consumir moda. Os profissionais devem estar atentos às oportunidades que podem surgir a partir dessas mudanças”, complementa Meneses.

    Entre as novidades está o curso de upcycling que propõe a reutilização criativa de roupas e tecidos descartados, permitindo a sustentabilidade dos produtos e a criação de novos produtos, e o curso de logística sustentável para a moda, que ensina a identificar medidas que podem ser adotadas para a redução dos impactos ambientais causados pela produção das confecções e seus resíduos.

    Para todos os cursos, as inscrições serão feitas em sistema de lista de espera e os inscritos serão convocados para matrícula de acordo com a ordem de inscrição e disponibilidade de vagas. É preciso apresentar RG, CPF e documento de escolaridade. Em alguns casos é preciso ter experiência de trabalho comprovada em carteira.

    Os interessados devem se dirigir ao Sindcon, na Rua 24 de Maio, 02, no Centro (entrada lateral do Prédio Centro da Moda). Informações sobre datas, duração, horários e pré-requisitos podem ser obtidas no site do Sindcon.

    Últimas