• Aberta oficialmente a 32ª edição da Bauernfest; confira a programação desta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/06/2021 09:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A 32ª edição da Bauernfest – Festa do Colono Alemão foi aberta oficialmente durante solenidade na quinta-feira (24). A transmissão do evento foi pela página do Facebook da festa e contou com a tradicional sangria do primeiro barril de chope e a assinatura do registro imaterial do pão alemão e da cuca. A Bauern segue até o dia quatro de julho com programação cultural online e festival gastronômico.

    O primeiro dia da festa também contou com uma etapa do concurso de tomadores de chope a metro e terminou com a apresentação da Bauernband. Tudo foi transmitido online e com todos os cuidados sanitários recomendados pelas autoridades, inclusive com testagem diária de toda a equipe na Cervejaria Bohemia.

    “Agradeço a todos os envolvidos, de forma especial à D. Emygdia Hoelz, pela sua luta durante todos esses anos para manter viva essa história”, disse o prefeito interino Hingo Hammes, referindo-se à ex-presidente do Clube 29 de junho, presente na cerimônia. Em seguida, ele convocou a população para acompanhar a programação pelas redes sociais, com toda a segurança que o momento exige. “Viva Petrópolis, viva a Bauernfest, viva a colonização germânica!”, saudou Hammes.

    O atual presidente do Clube 29 de Junho, Marco Antônio Kling, também cumprimentou todos os descentes dos colonos presentes e disse que era um enorme prazer dar continuidade a esse trabalho tão belo de resgate da cultura e das tradições da colonização germânica na cidade. “Aproveito para convidar todos a acompanharem as homenagens no dia 29 de junho, que são muito importantes para a nossa história, e para saborear nossa rica culinária nos estabelecimentos participantes do festival gastronômico”, disse.

    O festival gastronômico vai reunir mais de 70 estabelecimentos participantes, entre restaurantes, bares, confeitarias e cervejarias, que vão disponibilizar seus produtos com atendimento presencial ou através de delivery. Cada estabelecimento vai oferecer três opções típicas da culinária germânica, nas categorias culinária típica, produtos gastronômicos e cervejas.

    Seis associações de artesanato da cidade também se inscreveram para participar do evento, e estarão oferecendo a partir desta sexta-feira (25) seus produtos inspirados na cultura alemã. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Trono de Fátima, em Petrópolis, serão iluminados com as cores da bandeira alemã, no dia 29, às 20h, como forma de lembrar, homenagear toda a herança germânica e a Bauernfest, que é a segunda maior do país neste segmento.

    A programação completa, com todas as atrações culturais, histórias e curiosidades, além do mapa com os estabelecimentos participantes do festival gastronômico e do artesanato, são encontrados no site oficial do evento.

    Confira a programação cultural virtual desta sexta-feira (25)

    17h – Exibição dos melhores momentos do dia anterior
    17h15 – Culinária Alemã – A cuca e o pão alemão – (Patricia Lischt)
    18h – Artesanato – Atelier Artes (Carlos Spenchutt)
    18h15 – Bebidas Alemãs – O Steinhaeger (Mauro Ururaí)
    18h30 – Empresas Alemãs – Werner Tecidos
    18h45 – Palestra – Conto de Reis (Sérgio Kapps)
    19h – Dança Folclórica Alemã
    19h30 – Bauernjazz – Palco Koblenz – Cervejaria Bohemia
    20h – Concurso de Tomadores de Chope a Metro Palco Koblenz – Cervejaria Bohemia

    Últimas