Abastecimento de combustíveis volta a normalidade em Petrópolis
Motoristas petropolitanos já conseguiram abastecer seus carros normalmente nesta sexta-feira (01), pós feriado. A maioria dos postos da cidade conseguiram regularizar seu abastecimento e as filas já reduziram consideravelmente, diferente da realidade dos dias de escassez de combustíveis no município na semana passada. A expectativa é que a situação fique 100% normalizada nos próximos dias. Ainda rolam boatos de retomada da greve nas redes sociais, governo monitora e punirá autores.
As grandes filas existentes nos postos da cidade, tanto no início escassez de combustíveis no início da greve, quanto no reabastecimento dos estabelecimentos no início da semana, diminuíram consideravelmente nesta sexta-feira. Com a chegada dos caminhões de abastecimento, a maioria dos postos disponibilizam combustível para venda. No feriado ainda faltava combustível em alguns bairros da cidade, mas as coisas começaram a se normalizar nesse pós feriado.
A gerente, Rosângela Fátima do posto Ipiranga localizado no início da Barão do Rio Branco, disse que o movimento de veículos já está próximo da normalidade.
“Está mais tranquilo, o combustível está normalizado. De vez em quando dá uma fila, mas está entrando no padrão da normalidade. Os caminhões com abastecimento estão chegando, com uma certa demora, mas estão chegando. Em comparação ao que estava, a situação melhorou muito.” disse Rosângela
No posto, já vigora o reajuste no preço do diesel, no local o combustível teve redução de R$0,50. “Não alteramos nenhum valor dos outros combustíveis, somente esse reajuste do diesel.” afirmou a gerente.
Hélio Vilanino, trabalha com telecomunicações, usa o carro para trabalhar e conseguiu voltar ao trabalho nesta sexta.
“Eu fiquei dois dias com o carro parado porque não consegui gasolina aqui na cidade, fui conseguir só no rio. Hoje estou enchendo o tanque para poder trabalhar. O movimento ainda é bem maior que o normal, mas muito melhor do que estava, não fiquei muito tempo aqui para abastecer.” disse o autônomo
Boatos sobre retomada da greve
O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quinta (31) que o governo está atento aos vídeos e notícias falsas que incitam a retomada da paralisação dos caminhoneiros além de boatos que o governo não cumpriu o acordo.
“No momento certo, se for o caso, haverá ação do governo para que quem estiver incitando de forma infundada inverdades pague a responsabilidade que esse ato porventura decorra. Não vai ficar sem punição quem tentar descaracterizar a verdade dos atos praticados pelo governo”, disse o ministro
Eliseu Padilha reforçou que pontos do acordo feito com os caminhoneiros já estão em vigor: a não cobrança de pedágio do eixo suspenso, em vigor desde ontem, a reserva de 30% de frete na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para caminhoneiros autônomos, e a tabela de preço mínimo para o frete. O desconto de R$ 0,46 por litro de óleo diesel deve chegar às bombas de combustível até a próxima segunda-feira (4). Em Petrópolis, o preço já foi reduzido em alguns postos.