• Abaixo-assinado pede que retorno às aulas presenciais em Petrópolis aconteça apenas após a vacinação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/01/2021 18:37
    Por Luana Motta

    O Sindicato dos Professores de Petrópolis e Região (Sinpro) e o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) Petrópolis estão coletando assinaturas em um abaixo-assinado no site change.org pelo retorno às aulas somente após a ampliação da vacina contra covid-19. O documento intitulado “Retorno presencial, só com vacina – por um retorno às aulas presenciais somente após a vacinação em Petrópolis” pede a Prefeitura que mantenha a proibição de atividades presenciais nas escolas devido a pandemia, valendo ainda do estado de calamidade pública em saúde, desde março.

    Os dois sindicatos estão apoiando também os municípios de Três Rios, Sapucaia, Paraíba do Sul e Areal que, assim como Petrópolis, registram aumento de casos e aumento de mortes, e passam por situação semelhante.

    De acordo com os sindicatos, um grupo minoritário de instituições privadas está fazendo pressão pela retomada imediata das aulas presenciais. “É uma situação preocupante no que se refere a educação privada, está sendo feita uma pressão muito grande por parte das escolas para o retorno das aulas presenciais. E precisamos chamar a atenção pra uma coisa: na rede privada as aulas remotas funcionaram muito bem. Mas eles estão fazendo uma campanha muito grande”, disse Frederico Fadini, um dos diretores do Sinpro. Segundo Frederico, as escolas privadas de maior porte e universidades concordam com o sindicato sobre esperar o momento mais seguro para a retomada.

    No ano passado, a Secretaria de Educação montou um Grupo de Trabalho com a participação de vários órgãos e entidades, para elaboração um plano de retomada para quando o município estiver pronto para dar mais esse passo. “Existe um plano de ação que foi elaborado pelo Sepe, pelo Sinpro, pelo Comed, um grupo de trabalho que teve, inclusive, a participação do MP, para montar um plano de retorno com o passo a passo pra quando for seguro. Mas nós entendemos que essa segurança começa justamente com a vacina”, disse Rose Silveira, representante do Sepe.

    Os sindicatos pedem o apoio da população para que o retorno às atividades presenciais nas unidades escolares somente aconteça após a execução de um plano de vacinação no âmbito de Petrópolis, quando estiverem presentes as condições sanitárias adequadas, com aval dos órgãos de saúde e com o devido empenho do Poder Público em garantir a segurança e a integridade de todas e todos os envolvidos – das professoras(es) e funcionárias(os) das escolas aos responsáveis, alunos e seus respectivos familiares.

    Últimas