A VOZ DO PEREGRINO
A escritora Maria Alves de Quadros, em concorrido encontro literário, no último dia 12 de novembro, na Casa de Cláudio de Souza, lançou seu segundo livro “A Voz do Peregrino das Estrelas”.
O primeiro trabalho de Maria Quadros foi o belo livro “Fabrício, Quadros de uma Existência”, recordando vida, obra e feitos de seu pai Fabrício Alves de Quadros, extraordinário personagem da vida petropolitana, correto homem, exemplar chefe de família, benemérito de seus amigos de São José do Vale do Rio Preto, em seu tempo ainda o 5º distrito de Petrópolis, São José do Rio Preto. Conheci Fabrício quando gerenciei a Carteira Agrícola do Banerj, tornei-me amigo e aprendi a admirá-lo pela sua humanidade e espírito de fraternidade.
A escritora, no atual volume, fala de seu esposo, Ronaldo Esteves Cammarota, e assim o retrata: “jovem sonhador, impetuoso, envolvente, sempre dinâmico e criativo”. O designativo de jovem se encaixa perfeitamente à personalidade de Cammarota, porque ele mantém o mesmo espírito, a mesma garra, a mesma alegria e impetuosidade que nortearam sua vida de emérito comunicador.
Maria Quadros não desce as ladeiras da pieguice e, bem ao contrário, caminha na trilha segura da exposição dos feitos de Cammarota, como se estivesse conversando e contando histórias, já que a vida do retratado é uma sucessão de momentos de muita glória, regada com humor e trilhada no caminho da criatividade, a marca registrada de Ronaldo, cantor lírico, locutor de belíssima voz grave, sonora, em sua leitura impecável, o que o levou à Rede Globo e onde cumpriu belíssima carreira. Outros predicados desse artista completo, a música, que enriqueceu com belas canções, a maioria com letras do seu grande amigo poeta José Damião dos Santos; a poesia, o teatro, a incrível comunicabilidade que o levava aos palcos das festividades e das grandes comemorações.
Cammarota, um grande artista e Maria, escritora que surpreende com novo texto impecável, compõem admirável casal, que se doa aos amigos e admiradores com o belo livro, hino ao talento e ao trabalho de ambos.
E, por fim, nossas famílias são amigas de mais de meio século e eu tive o privilégio de produzir com Cammarota os memoráveis programas radiofônicos “Coisas da Província” e “Meu Brasil Brasileiro”, para o sistema Sinred, difundido pela Rádio MEC para 1.280 emissoras do país, criado e produzido na Rádio UCP pelo talento de Cammarota.
“A Voz do Peregrino das Estrela” é obra que registra e perpetua um dos maiores comunicadores de Petrópolis, Ronaldo Esteves Cammarota e confirma o talento de Maria Quadros nos caminhos da boa literatura.
Meus cumprimentos a ambos.