• A uma semana do Enem, diferentes reações de quem vai enfrentar a prova

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/10/2019 16:00

    No próximo domingo, dia 3 de novembro, acontece a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta semana, os estudantes fazem os últimos preparativos para encarar as primeiras cinco horas e meia de prova. Para muitos é um momento de ansiedade e expectativas para conseguir uma vaga em uma universidade, para outros é um momento de testar os conhecimentos e pensar melhor na carreira que pretende seguir.

    Como é o caso da estudante Ana Carolina Van Erven de Oliveira, de 17 anos. No 3º ano do ensino médio, ela vem se preparando desde o início do ano, dedicando-se principalmente à redação. Aluna do curso normal em nível médio no Colégio Estadual Rui Barbosa, disse que está tranquila para fazer a prova.

    “Por estar no terceiro ano, muita gente sente a obrigação de fazer o Enem. Acha que é o último recurso para estar na faculdade no ano que vem. E quando, na verdade, não é obrigatório. A minha família sempre colocou para mim que não sou obrigada a estar na faculdade no ano que vem, eu só vou para a faculdade se eu quiser”, disse. Para Ana Carolina, a pressão para decidir uma carreira, assim que termina o ensino médio é o que gera ansiedade nos estudantes.

    Ainda que a jovem não esteja sofrendo com a “pressão”, a dedicação tem sido diária. E é muitas vezes com a ajuda de amigos de classe que consegue desenvolver as questões mais complexas, como na área de matemática e ciências da natureza. “No curso normal, temos essa desvantagem na hora do vestibular por não termos as mesmas disciplinas que o curso geral. Mas em compensação somos mais exigidos na redação”, disse.

    A estudante Michele Cristina da Silva, de 17 anos, também é aluna do 3º ano do curso normal em nível médio do Colégio Estadual Rui Barbosa. Para tentar uma vaga no curso de geografia em uma universidade federal, além do estudo regular, tem feito o preparatório no pré-vestibular social que é oferecido no Colégio Dom Pedro II.

    A rotina é puxada, Michele estuda em período integral. Em casa se dedica duas horas por dia; no fim de semana são cinco horas por dia. “Comecei a estudar mais ou menos em março, foi quando comecei a fazer o pré-vestibular social. Mas também estudo provas antigas em casa. Procuro estudar mais física, pois tenho muita dificuldade, e a área de humanas, porque é ligado ao que quero fazer”, disse.

    Neste ano, a estudante passou pela primeira etapa do vestibular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). “Fazer essa prova me deixou mais tranquila para o Enem, porque vi que não é um bicho de sete cabeças”.

    Professores dão dicas para o dia da prova

    E a primeira dica dos docentes é tentar se tranquilizar. “É de grande importância que o candidato tenha uma boa e tranquila noite de sono e que não saia para extravasar! Os sábados 2 e 9 de novembro não são os melhores dias para “curtir a noite” se o foco é obter uma boa pontuação no ENEM. O estudante não deve consumir bebidas alcoólicas e é importante que se alimente com refeições equilibradas e tome bastante água. O corpo precisa estar pronto para horas de concentração, por isso precisa ser bem alimentado e hidratado. 

    A rotina de um estudante requer sim, muita dedicação aos estudos, mas o lazer e as atividades de relaxamento ajudam a preparar o psicológico do estudante”, disse a professora e psicopedagoga Laís Rodrigues Lira. 

    Laís é docente na Universidade Estácio de Sá, e participou do aulão preparatório promovido pela universidade. “Para alguns estudantes a redação é a pior parte da prova. Entretanto, o texto dissertativo-argumentativo possui uma estrutura que, se for seguida na íntegra, garante uma boa pontuação para este aluno. Ela deverá ser iniciada por uma introdução que carrega a tese e a problemática desenvolvida nos parágrafos seguintes e finalizada com uma conclusão, onde o candidato apresenta uma proposta de intervenção. É evidente que este texto precisa estar de acordo com a gramática normativa e em terceira pessoa”, orienta. Já na parte objetiva, a dica é prestar atenção nos detalhes, porque sempre há uma alternativa muito parecida com a correta. Nesta hora vai contar a habilidade de interpretação textual. 

    O Enem será realizado em todo o país nos dias 3 de 10 de novembro. No estado do Rio de Janeiro os portões serão abertos às 12h e o fechamento dos portões às 13h. No dia 03 o início da prova é às 13h30 e o término às 19h. No segundo dia de prova, dia 10, o início é o mesmo e a prova terminará meia hora mais cedo. 

    “O candidato deve verificar o local de prova, conhecê-lo bem e preparar-se para chegar com uma hora de antecedência, pois imprevistos acontecem e após o fechamento dos portões não é permitida a entrada de mais nenhum candidato, ainda que este tenha uma boa justificativa”, diz. .

    Últimas