• A Terça ‘D’ para a política em Petrópolis foi precedida por medo de manobra na Câmara

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/08/2021 00:30

    Ao convocar uma sessão extraordinária para ontem, o presidente da Câmara de Vereadores, Fred Procópio, deu um sustão em Bomtempo e seus correligionários. Pensou-se que a sessão extra era para votar as contas do ex-prefeito, de 2016, que repousam nas gavetas do legislativo a espera de irem a plenário. Ramon Mello, que foi candidato a prefeito e que no segundo turno apoiou Bomtempo, chegou a ir às redes sociais no domingo, ainda quando não era sabido a pauta da sessão extra, pedir cautela e que o destino de Rubinho fosse deixado para o plenário do Tribunal Superior Eleitoral, julgamento que acontece hoje. Isso porque com contas rejeitadas, Bomtempo poderia ficar inelegível.

    Rebate falso

    Mas foi rebate falso. A ‘manobra’ que temiam não aconteceu.  A Câmara foi convocada para votar a municipalização da BR-040 no trecho entre Bingen e Quitandinha para que a Prefeitura faça, enfim, a obra.  A Câmara aprovou então o projeto que autoriza a prefeitura a assumir 500 metros antes do Parque São Vicente, no km 84, até a rodoviária do Bingen, no km 79.  Sobre as contas de 2016 de Bomtempo, elas se encontram paradas na Comissão de Finanças da Câmara de Vereadores. Bomtempo tentou em uma ação suspender a votação em plenário, mas a justiça negou o pedido. Mas, então, o que falta para os vereadores votarem essas contas? Só vontade mesmo.

    Dia ‘D’

    É nesta terça que o Tribunal Superior Eleitoral decidirá, em plenário, o futuro político da cidade, definindo se Rubens Bomtempo, o mais votado nas eleições 2020, poderia ter sido mesmo candidato. Se forem confirmadas eleições suplementares elas devem acontecer em outubro ou novembro. Por outro lado, Bomtempo, se confirmado elegível, vem com tudo.  Hingo Hammes, o interino, neste caso, até se sentirá aliviado porque o cargo de prefeito pesa muito.

    Contagem         

    Petrópolis está há 214 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Terça-feira gorda

    Mas vejam que de-lí-ci-a de terça-feira. Tem a Câmara de Vereadores voltando do recesso – teve uma palhinha ontem com sessão extra – e julgamento do caso Rubens Bomtempo no TSE, uma movimentação só. Tem Partisans que vai tomar café na Irmãos D’Ângelo de manhã, de tarde e de noite só para saber dos bastidores.

    Para que o dono da ideia não seja esquecido tendo em vista que os vereadores ontem ficaram se autoelogiando dizendo que estão fazendo história junto com o interino HH: Luciano Moreira, presidente da CPTrans, que teve a iniciativa de pedir ao governo federal a municipalização do trecho entre Bingen e Quitandinha para fazer a ligação dos bairros.

    Nem começou e já acabou

    O Sehac fez um chamamento público para pesquisa de mercado de empresas para fornecimento de pessoal para a UTI e serviços ambulatoriais do Hospital Alcides Carneiro, ainda as UPAs e mais os pontos de apoio para atendimento à covid 19. Mas, voltou atrás e está refazendo o termo de referência.

    Manifestação

    O movimento Aluguel Social realizou uma manifestação no sábado, no conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. Existiram – dos 766 apartamentos direcionados às vítimas das chuvas – pelo menos 90 sem habitantes.

    E a creche

    Mais um ano se passou – são três agora- e nada de ficar pronto o Centro de Educação Infantil do conjunto habitacional Vicenzo Rivetti. Em julho de 2018 a Caixa liberou R$ 2,4 milhões para a construção, as obras foram iniciadas em 2019, paralisadas em 2020 e ninguém fala mais no assunto.  

    E os 100%?

    Atenção queridos vereadores: vamos acertar em vossas redes sociais. O retorno de 100% não é da frota inteira, mas apenas das linhas troncais, aquelas que saem dos terminais rumo ao centro. Ontem foi uma decepção para quem achou que nas linhas dos bairros haveria mais horários. O 622- Araras, o 435- Alto Independência, o 452 – Sargento via Rua Teresa, enfim, todos circularam lotados. E nem mesmo os troncais tiveram 100% da frota nas ruas. A Cidade Real que mantinha nove carros antes da pandemia na linha 100 prometeu sete, mas só colocou seis…

    Grupo prioritário

    A prefeitura já anunciou que, conforme orientação do governo federal, publicada no Diário Oficial da União dia 30, já incluiu definitivamente gestantes, puérperas e lactantes, com ou sem comorbidade, no grupo prioritário de imunização contra a covid-19. Mas ainda não anunciou nada sobre outra parcela da população incluída nesta lei: crianças e os adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade ou privados de liberdade.

    Gente como a gente, o vereador Marcelo Chitão mostrou o que fez no recesso de 15 dias da Câmara: foi para as ruas de seu bairro, o Cascatinha, botar a mão na massa.

    99 anos

    A Academia Petropolitana de Letras completa 99 anos hoje e inicia a organização dos festejos do centenário. Sábado, no Palácio Amarelo, será feita uma homenagem especial, às 17h e, no domingo, será celebrada missa em Ação de Graças, às 11h30, pelo bispo Dom Gregório Paixão, na Catedral.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br     

    Últimas