• A origem da festa de Carnaval

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/02/2020 18:45

    O Carnaval é uma das festas mais populares no Brasil. Como conhecido, ele ocorre antes do tempo da quaresma. Embora hoje tenhamos o Carnaval estendido por diversos dias, sua delimitação é claramente a terça-feira que antecede à quarta-feira de cinzas, dia no qual se inicia o período quaresmal. Se o Carnaval está assim – pelo menos na definição de sua data – atrelado o ciclo cristão de festas, seria ele também uma festa cristã?

    É uma pergunta difícil de responder com um “sim’ ou um “não”, mas não há como negar sua ligação não só com o calendário cristão, como também com as regiões de tradição marcadamente cristã no mundo. Mas sua origem é com certeza anterior ao próprio cristianismo. Ao mesmo tempo, há de se afirmar que na origem do Carnaval estão diversas festas, que parecem ter se entrelaçado com o passar dos séculos.

    Assim, há notícias de festas de mais de 4 mil anos atrás na Babilônia, nas quais as diferenças sociais eram abolidas e todos – senhores e escravos; nobres e plebeus – se banqueteavam em conjunto, sem distinção. Há também notícias de festas parecidas, mais tarde, em Roma. Celebrariam casamentos de deuses da mitologia. Outra origem do Carnaval se vê em festas que usavam máscaras, representando os espíritos maus do inverno que eram então expulsos das cidades, para dar lugar ao tempo da primavera.

    O uso antigo de máscaras no Carnaval é atestado tanto em regiões da Itália, como Suíça e sul da Alemanha. A expulsão do inverno e advento da primavera eram, pois motivos para a alegria. Deste costume adviriam as fantasias de Carnaval. Em outras tradições, o Carnaval era a festa dos palhaços, que nestes dias podiam passar pelas ruas proclamando as coisas que não se tinha coragem de dizer nos outros dias. Em muitas destas tradições há um quê de subversão da ordem na festa do Carnaval, bem como o costume de danças e comilanças.

    Com a introdução do tempo da quaresma pelo Cristianismo, a festa de Carnaval passou a ser uma espécie de despedida do tempo das festas, para um tempo de jejum. Embora a origem da palavra Carnaval não seja tão cara, é praticamente consenso que ela contém a palavra “carne”, à qual se parava de comer no dia seguinte a esta festa. Assim, é comum afirmar que na raiz da palavra está “carnem levare”, abster-se de carne, afastar-se da carne.

    Há também quem afirme que viria de “carnevale”, adeus à carne. Todos estes elementos irão compor com o tempo a festa que hoje se entende como profana, mas intrinsecamente ligada ao ciclo cristão de festas. No Brasil, o Carnaval foi introduzido com a chegada dos portugueses e desde então é ininterruptamente festejado..

    Últimas